12/09/2016

Uma notícia boa para nossas famílias: "Tribunal aumenta para 20 dias a licença-paternidade"

Imagem do site www.semprematerna.com.br
          Foi publicado no Diário da Justiça de hoje (12/09) a Resolução 18/2016-TJ que aumenta a concessão da licença-paternidade para 20 (vinte) dias. Até então a licença-paternidade concedida era de 15 (quinze), mas já foi menor (de até 8 - oito - dias) mas com a edição da Lei 11770-2008, que trata do enquadramento de Empresa Cidadã, este prazo foi ampliado para até 20 (vinte) dias e aprovada a Resolução no Tribunal Pleno.

          Um processo demorado para ser implementado no nosso judiciário. O aumento de 8 (oito) dias para 15 (quinze) dias já foi um avanço, e é avanço ainda maior aumentar para 20 (vinte) dias, mas nada impede que este tempo seja maior ainda, passando-se para 30 (trinta) no mínimo. O blog já vinha apontando a possibilidade do aumento do prazo conforme publicado em maio deste ano (CLIQUE AQUI).

          A participação do pai nos primeiros dias após o nascimento do filho é fundamental. Tendo dois filhos lembro-me como foi o processo de adaptação na recepção de um novo membro da família. No primeiro filho a inexperiência e todos os receios de um novo ser em nosso lar; e no segundo a necessidade de dar atenção ao recém chegado sem descuidar do que já conquistou nosso coração além do apoio necessário à esposa.

          O aumento do prazo da licença-paternidade é uma grande conquista dos trabalhadores públicos (homens e mulheres) assim como foi a ampliação da licença-maternidade faz alguns anos. O importante é que haja maior possibilidade de participar da vida da família, isto aumenta a qualidade de vida, nos faz sentir mais felizes e menos doentes possibilitando um melhor atendimento à população.

Um comentário: