25/08/2015

Atual direção do SINJUSC é contra as TVs Comunitárias

          É triste. A atual diretoria do SINJUSC é contrária a existência das TVs Comunitárias. A Direção do SINJUSC está ingressando com ação contra a TVFloripa, único canal de TV Comunitária de Florianópolis e uma das poucas de Santa Catarina (se não me engano há apenas três aqui no Estado), com objetivo de expulsar o canal de TV da garagem da sede do SINJUSC.

          Digo que fico triste não pela TV em si, mas pelo trabalho que é desenvolvido por quem está lá. Pelo "Ponto de Cultura" que é feito na TV Comunitária, ensinando centenas de garotos do maciço do Morro da Cruz a fazer filmagem, ensinando as crianças a fazerem filmes e reportagens, ensinando as comunidades carentes da região a fazer uma nova televisão, onde se vêem, se enxergam e se encontram.

          Para quem não conhece a TV Floripa e as TVs comunitárias é bom buscar um pouco de informação. Foram elas que produziram material (gratuito) para divulgar o que estava acontecendo na nossa greve aqui em Florianópolis. Chamaram constantemente os dirigentes do SINJUSC para fazer entrevistas e depoimentos, e os mesmos simplesmente, por não aceitarem um canal de TV Comunitário, preferiram se fechar em seus gabinetes.

          A TVFloripa possui os seguintes objetivos:

A Tv Floripa, canal 7 da net, está no ar desde dezembro de 1997 promovendo a cidadania, com ênfase nas questões ambientais, saúde e educação. a emissora é plural e democrática, dando voz e vez a todos os setores da sociedade, nas suas diversas manifestações. É uma instituição sem fins lucrativos e reconhecida como de utilidade pública municipal e estadual.

          Ademais, a TV Floripa enquanto uma TVComunitária é um espaço criativo, participativo e de produção simples. Proporcionam a regionalização da comunicação televisiva, compromissada apenas com a postura ética, dada a sua abertura a livre participação. Sua função é exercer, de fato, a democracia participativa. Existe um mundo desconhecido pela sociedade em relação às comunidades. Com a TV Comunitária, o Brasil pode começar a olhar para suas diversas e verdadeiras faces.

          Ser contra a TVComunitária é ser contra a TVFloripa, é ser contra a democratização da mídia, é ser contra o espaço para os trabalhadores, é ser contra a mídia alternativa, é ser contra a sociedade sem espaço, é ser contra nós nos conhecermos. Havendo um pouco de democracia haveria um pouco de respeito pelo trabalho comunitário, que infelizmente, essa direção do SINJUSC não possui. Destruir é fácil, construir uma sociedade mais democrática e justa, isto é difícil.

8 comentários:

  1. É lamentável, que o Sinjusc, sindicato que foi parceiro fundamental na vida da TV Floripa, tenha hoje esse comportamento por seus novos diretores.Essa nova diretoria , não compreenderam o papel importante que tem uma emissora de tv, principalmente comunitária, na cidade, para os movimentos sociais, para a cultura. Sua atitude mostra que são contra a democratização da comunicação, que são contra as TVs Comunitárias, que são contra o avanço da consciência.

    ResponderExcluir
  2. Esse SINJUSC está cada vez mais enfiando os pés pelas mãos. Ora, ninguém pode barrar o trabalho da imprensa, tampouco quando este trabalho beneficia toda uma comunidade, não obstante o lugar onde esteja "fixada". É lamentável. Espero que o magistrado empurre com a barriga até a próxima gestão do sinjusc que será eleita e pedirá a desistência do processo.

    P.S.: Pode ver que é coisa do "Lerdércio"!! Pessoa tonta e de pouca fé!!

    ResponderExcluir
  3. Vou votar na oposição na próxima eleição.
    Mas nisso eu concordo com a atual diretoria. O SINJUSC é dos servidores e pronto, o resto é perfumaria, perda de tempo que não temos. Sem dizer que essa história de "democratização da mídia" é apenas uma maquiagem em cima das reais intenções de PT & Cia: acabar com a imprensa livre, institucionalizar a censura. Ou seja, pode tudo, mulher pelada, palavrão, ridicularizar a família e a religião..exceto falar mal do governo e dos socialistas. Vide o que acontece na Argentina e na Venezuela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega. Não precisa dizer que vai votar na oposição só para postar uma crítica ao Partido dos Trabalhadores. Essa tua postura é ridícula e novamente afirmo, quem quiser ficar batendo em um partido político ou outro, não será publicado aqui. É a última vez que aceito uma publicação com este intuito, e é para mostrar que existe gente com este tipo de pensamento pequeno. Pare de ficar fazendo de conta que é contra a atual direção do sindicato e que votará na oposição. Pois ao ser contra as tvs comunitárias és contra exatamente a oposição do atual sindicato. Fique bem.

      Excluir
    2. Valeu Claudio!! Tô contigo, apoiado!!

      Excluir
  4. Fora Lerdécio e sua cambada! Fizeram escritório de advocacia particular na sede do sindicato. Só pensam no próprio umbigo e promoção pessoal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fora "Lerdércio"!! Apoiado tbém!!

      Excluir
  5. O bom de ter comentários anonimos é que sabemos exatamente o que se passa pela cabeça das pessoas.. o ruim é que nao sabemos quem sao essas pessoas!!

    Claudio sempre posts e comentários lúcidos e reflexivos!!

    Att,
    Luiz

    ResponderExcluir