13/02/2019

O "Camarada Comandante" e a tesouraria do SINJUSC

          Alguns gostam de criar uma série de apelidos para a minha pessoa. Existem colegas que me chamam de "Cabelo", há entre colegas de escola os que chamam de "Pombo", na família eu sou o "Cuca" e os de oposição que criaram uns tantos outros apelidos, como o "Camarada Comandante". Eu aceito todos eles, mas gosto de ser chamado pelo nome que meu pai me deu, Cláudio Del Prá Netto, nome que guardo com profundo orgulho, mas neste texto vamos falar da Tesouraria do SINJUSC.

          Ingressei nesta chapa como 2º Secretário de Formação Sindical, afinal, a formação em licenciatura em história sempre me atraiu pela possibilidade de conversar sobre o tema. A colega Silda Debus Coelho era a Tesoureira, amiga de longa data (trabalhou com minha mãe no Fórum da Capital), e como 2ª Secretária de Finanças a colega Liliane de Fátima Araújo, Comissária da Infância de Chapecó. Silda, ainda no primeiro semestre de 2017, após assumirmos a Direção do SINJUSC, teve a confirmação de que seu marido estava com câncer, e não havia possibilidade de salvá-lo. Apesar de tudo tocou a tesouraria do SINJUSC quase até a morte do marido, quando eu assumi sua função, numa reunião de diretoria que efetuou o remanejamento de cargos (fato que acontece em várias diretorias sindicais do país), pois Liliane não poderia se deslocar para Florianópolis uma vez que possui família em Chapecó.

          Essa foi a forma pela qual eu assumi a Tesouraria. Quando recebemos o sindicato em dezembro de 2016, havia em aplicações o valor de 106 mil reais. Lembro que em 2016 a diretoria do SINJUSC realizou apenas uma assembleia geral em Chapecó, com 50 pessoas. Realizou o Congresso do SINJUSC em Balneário Camboriú em apenas um dia (das 9:00 às 17:00 horas), e visitou durante meses todas as demais comarcas do Estado até a data da eleição.

          Hoje estamos em fevereiro de 2019, último ano desta gestão. O "Camarada Comandante", também Tesoureiro do Sindicato, mesmo sem o imposto sindical (aproximadamente sem meio milhão em 2018 e também sem o mesmo meio milhão em 2019) possibilitou que as aplicações do SINJUSC em 31/12/2018 estivessem com o valor de R$ 430.086,73. Mesmo tendo feito as Conferências dos Delegados Sindicais, mesmo tendo feito o Encontro de Mulheres, mesmo sem ter falhado com o Encontro da Experiência, mesmo tendo feito os Jogos em Balneário Camboriú e Palhoça, mesmo tendo feito a Revista Valente, mesmo tendo feito o Congresso o Judiciário do Futuro, mesmo encaminhando lembranças de natal para cada filiado, mesmo tendo entregue camisetas para cada trabalhador em 2017 e 2018, mesmo tendo visitado todas as comarcas em 2017 e 2018, mesmo tendo reformado todo o prédio do sindicato, mesmo tendo feito tudo isto e sem o imposto sindical acredito que estamos melhores do que quando recebemos este sindicato.

          Eu sei que muitos estão reclamando que o sindicato está "gastando muito". Mas eu acredito que os colegas querem dizer que na verdade, estamos "fazendo muito", com muito menos dinheiro, dando retorno muito maior para o sindicalizado, respeitando a data-base, negociando a greve, fazendo formação, e avançando naquilo que é possível avançar nestes momentos. Muitos podem não gostar, mas estamos muito melhor do que estávamos em dezembro de 2016, e está tudo transparente no site do SINJUSC. Forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário