02/02/2018

Carta de alguém que perdeu um grande amor

       

          Não foi fácil! Quando recebemos a notícia que ele estava doente, e com poucas perspectivas, foi como se uma faca tivesse atingido o meu coração, mas não só o meu, mas de minhas filhas, meu filho, meus netos. A dor de saber que meu marido passaria pelo que passou abalou minha vida e quem não conhece, quem não viveu isto não sabe a dor que é ver seu grande amor ir embora.

          Foi no início de 2017 que recebemos a notícia. Chorei como poucas vezes chorei na minha vida, mas tinha que parecer forte para os outros. Tive que parecer forte para minha família. Tive que parecer forte ao meu marido. Tive que parecer forte para a sociedade e para os que me cercavam.

          Foram longos meses de sofrimento. O sofrimento não era só dele, que parecia bom quando fazia a quimioterapia e queria voltar para trabalhar no nosso sítio. A quimioterapia parecia fazer ele reviver e ter vontade de subir a serra e ser novamente o homem que ele sempre foi, junto de nosso pequeno sítio, plantando, roçando, colhendo.

          Nossa despedida se deu aos poucos. Ele foi indo embora. Mas eu não queria que ele fosse. Queria que ele ficasse mais um pouco apesar de tudo. Essa dor só quem já passou sabe o que é e o que significa para nós. Aguentei até o último momento e meus amigos do sindicato sabiam o quanto o meu afastamento era difícil para mim e para eles também. Fiquei nesse cargo o quanto pude e o quanto aguentei, mas precisei, após sua morte, de um momento de luto e afastamento, por isso decidi por trocar da função Diretora Financeira para Segunda Secretário de Formação Sindical.

          Ao atacar a minha realocação na Diretoria do SINJUSC atacam minha vida pessoal. Atacam aqueles que sofreram uma grande perda e que, por grande amizade e espírito de compromisso decidiram por se recolocar dentro do SINJUSC, que sempre foi um grande sindicato, um sindicato tão grande que nunca me abandonou neste período, com grandes amigos e amigas. Aos que pretendem destruir o sindicato e desabona-lo fica o meu perdão, aos que atacam a nossa luta fica a minha pena, e aos que nos atacam pessoalmente eu desejo que tudo de bom Deus lhe dê.

          Um forte abraço aos amigos e amigas do SINJUSC, que nunca me abandonaram e aos quais nunca abandonarei.

Silda Debus Coelho
2a Secretária de Formação Sindical

2 comentários:

  1. Parabéns pelo depoimento Silda. Infelizmente alguns não possuem a hombridade de perceber os sofrimentos que passamos, buscam apenas seu interesse próprio sem observar que atrás de cada "dirigente sindical" existe um ser humano. Viva a nossa humanidade, tão escassa em quem nos critica.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Silda!! Seu depoimento foi corajoso e, ao mesmo tempo, de uma sensibilidade e delicadeza de poucos que passam por momentos difíceis que, imagino, tenham sido os seus e de sua família. Sinta-se acolhida de coração. E sabemos que você entre outros colegas de boa índole nos representam da melhor forma que lhes seja possível no que compete a um ser humano. Meus sentimentos por esses momentos vividos!!!

    ResponderExcluir