09/09/2016

"Não podemos mais ter um sindicato com vinculações partidárias e sem compromisso com os servidores"

Imagens do site www.noticias.uol.com.br/politica
          A frase do título não é minha, é do site da ATJ. Eu sinceramente me pergunto se existe algum grau de sinceridade nos movimentos dessa associação. Seus presidentes nunca participaram de nenhuma greve da categoria (ao contrário, sempre defenderam seus cargos comissionados), nunca se pronunciaram enquanto presidentes nas assembleias de greve e sempre fizeram um discurso rasteiro de "apartidarismo" como se isto fosse "salvo-conduto", uma certidão de pessoa "ilibada", estranhamente apontado para os outros sem olhar para o seu lado. Triste ironia.

          Sindicato não deve se confundir com partido político, isto é certo. Mas o fato de alguém ser filiado à partido político é fato desabonador? Afinal de contas vários diretores atuais do SINJUSC já foram candidatos à Deputado Estadual (Maurí Raul Costa pelo DEM) e Vereadores (Carlos Augusto Costa pelo PSDB e José Furlan pelo PP). Também foram na antiga diretoria eleitos vereadores (Sidney Furlan e Cid Fiorello, ambos pelo PT) e sim, lá tinha gente filiada à vários partidos políticos.

          Convidar parlamentares para participarem de Congressos demonstra mais capacidade política de articulação que qualquer coisa. Lembro na greve de 2015 dois deputados que lá estiveram para demonstrar apoio aos trabalhadores. Dirceu Dresch do Partido dos Trabalhadores e César Valduga, do Partido Comunista do Brasil (estranhamente os Deputados do PSDB e do DEM não compareceram). Na nossa mobilização em Florianópolis veio participar e dar seu apoio o Vereador Lino Peres, do Partido dos Trabalhadores e em outras cidades também aparecem vários vereadores e políticos das mais variadas cores partidárias. Isso é muito importante para todos nós, muito mais que partidarismo isto demonstra capacidade e leitura política.

           Chega o momento da eleição do nosso sindicato e o mesmo discurso vai aparecendo do lado de lá. E sinceramente eu acredito que a categoria não engole mais esse discurso rasteiro de que ser filiado a algum partido político é coisa ruim, ao contrário. A categoria vai olhar e ver que na última gestão o "vale peru" era pago anualmente, mesmo com todos os rompantes de alguns desembargadores. Que a inflação, toda a categoria tinha como certa na data-base. Que a "negociata" pelas costas da categoria (com manifestos anti-greve) é que fizeram com que muitos projetos fossem arquivados. Pergunto: Cadê o NPCS? Cadê o Nível Superior dos Técnicos? Cadê o Abono de Natal? Perguntas hoje nos dão mais clareza do que as suas respostas.

2 comentários:

  1. Cláudio!

    Bem isso mesmo. Na sua gestão e nas antigas (Volnei e Alessandro), nunca fomos tão massacrados como nesta gestão do Sr. Laércio Incompetente. Na sua gestão, Cláudio, tínhamos o abono de natal, promoções de aperfeiçoamento e desempenho sempre pagas em dia, data-base honrada sempre no mês de maio. Nunca fomos tão humilhados nesta atual gestão desastrosa. Agora perdemos nossa progressão funcional, perdemos o abono de natal, perdemos as promoções, perdemos nossa dignidade, perdemos nossa data-base de maio, PCS arquivado, Nível Superior nem chegou a sair do papel, mesmo tendo sido o alvo principal da campanha do Laércio. Muitos erros e nenhum apoio efetivo à categoria. Erros jamais reconhecidos, atingidos pela soberba da atual gestão. Perdemos, inclusive, a aproximação da diretoria com os filiados. É perda demais para uma gestão! Chega, basta! Ainda bem que a eleição se aproxima e podemos responder à altura.

    #ForaLaercio
    #ForaFilomeno
    #ForaMauri

    ResponderExcluir
  2. O gato comeu. .. o gato comeu... e só o capa preta viu. ..

    ResponderExcluir