08/09/2016

A eleição do dia 24/11 e o pagamento do dia 20/11

Imagem do site pt.dreanstime.com
          Estava aqui a pensar com os meus botões: "a eleição do SINJUSC ocorrerá no dia 24 de novembro e acontecerá um pagamento salarial no dia 20 de novembro". Isso não é apenas uma coincidência. Isso demonstra o jogo político que está para ocorrer em menos de três meses e que dará destino ao formato de sindicato que teremos pelos próximos três anos.

          O que se quer discutir com essa afirmação? É bom os colegas lembrarem que apesar da cobrança do imposto sindical do ano de 2010 (ano de eleição do SINJUSC) ter sido requerido em fevereiro daquele ano a cobrança (primeira cobrança) foi efetuada em outubro de 2010, mês da eleição do SINJUSC e com ampla divulgação no site do TJSC e da ATJ. A medida que deveria ter sido efetuada em março/abril, efetuou-se apenas no mês da eleição. Tal medida poderia ter interferido (e deve ter interferido) no processo eleitoral do sindicato em 2010. Naquele ano Laércio também já era candidato.

          Em 2013, ano da eleição do SINJUSC o Tribunal de Justiça novamente coloca na mesa de negociação (mas não com os trabalhadores e sim com a ATJ) o nível superior dos Técnicos. Uma categoria com quase 3.000 servidores estava pronta para ganhar uma VPNI que ajudaria todos os Técnicos. Para tanto bastava concluir-se a eleição do SINJUSC. Tudo estava dado como certo e o candidato da oposição naquele momento era novamente Laércio.

          Estamos em 2016 e a eleição ocorrerá 24 de novembro com pagamento salarial deste mês com 13º será efetuado dia 21 (segunda-feira). O Tribunal de Justiça fez um processo de arrocho salarial nos últimos três anos, não pagou promoções, descontou salários pela greve, cancelou o pagamento do Abono de Natal, aumentou o imposto previdenciário, entre outras coisas. Mas estão à mesa o pagamento do auxílio-médico social, o pagamento das promoções atrasadas, o pagamento da inflação retroativa à maio no percentual de quase 10% e todos estes valores com dinheiro do SIDEJUD, que está para ser votado na ALESC. Dia 21 de novembro, conforme se observa, parece ser um bom dia para que todos os pagamentos negados até então e todas as benesses relegadas à segunda ordem surgirem, afinal de contas alguém continuará sendo o candidato preferido do Tribunal de Justiça.

          A data da eleição parece ter sido combinada com o Tribunal de Justiça e não com os trabalhadores. A data é muito propícia para que ocorram determinados movimentos que sempre ocorreram em todas as eleições. O maior interessado nesta eleição sindical parece não ser alguém de nossa categoria, mas alguém que terá muitos benefícios com a escolha feita por ela. Quem percebe o cenário vê que as peças do tabuleiro estão se mexendo e a partir de agora com grande velocidade.

7 comentários:

  1. Se dia 21/11 o TJSC pagar todas as promoções atrasadas e ainda mais a inflação, nas eleições do SINJUSC voto no LERDÉRCIO.























    #SQN.....NEM F*******!

    LERDÉRCIO NUNCA MAIS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahahah.... QUE SUSTO COLEGA!!!!

      CREIO QUE O "LERDO" SÓ TERÁ VOTOS DE APOSENTADOS!!

      #FORALAÉRCIO

      #GREVEJÁ

      Excluir
  2. Bem, considerando que, além da atual diretoria, não sei quem serão os demais candidatos (espero que mais do que apenas uma oposição), fica difícil escolher de forma diferente. Vejo bastante "disse que me disse" que não se concretizam, e o blog trocando farpas com a associação. Propostas sérias, com um bom embasamento (sem falar em greve, pelo amos de Deus!)não vi nenhuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega. É bom afirmar que aqui é blog, não é chapa. Aqui o posicionamento é um pouco diferente do posicionamento da chapa, afinal, lá na chapa que a oposição construir eu pretendo apenas ajudar, apresentar minha experiência à disposição do grupo. Quem fará o embasamento de propostas, assim, é um conjunto de pessoas. O blog permanece independente da atual diretoria e apoia o grupo formado pela oposição. Diferente do colega acredito mais adequado uma única oposição, certo seria mesmo haver apenas uma chapa, afinal a que aí está serve não aos trabalhadores. Tem muito mais relação com patrões e subserviências que qualquer coisa. Abraço.

      Excluir
    2. Concordo que qualquer coisa que vier, que não seja vindo desse grupo que comanda o sindicato atualmente, será melhor do que a atual situação.

      Excluir
    3. Também acho que AQUI não é o espaço para "lançar chapa". Só coloquei um ponto óbvio: não adianta reclamar da atual diretoria eleita, se não tem mais opções de eleição!! Oras, se não houver mais grupos concorrendo, a que está vai permanecer, simples assim.

      Excluir
  3. Colegas e Cláudio, sabem alguma coisa sobre a resolução n. 219/2016 do CNJ. Me parece que são alterações importantíssimas. Vejam o link:http://www.cnj.jus.br/files/atos_administrativos/resoluo-n219-26-04-2016-presidncia.pdf

    ResponderExcluir