20/06/2016

Assembleia Regional da Capital: Uma única parcela extraordinária de auxílio-alimentação de R$ 140,00

 
Imagem do site www.blog.being.com.br
        Uma frase de um colega num grupo de whatsapp nunca foi tão precisa: "me senti um mendigo". Um outro amigo lançou campanha no facebook propondo doar o dinheiro pra uma entidade beneficente, afinal, R$ 140,00 numa única vez não salvará nossas vidas. Mas o pior de tudo não foi o descaso do tribunal, sequer o "gelo" na praça em frente ao TJ, com um vento sul insuportável, foi a frieza como foram tratados os trabalhadores que ali foram para escutar o seu sindicato.


          Ninguém esperava boas notícias, isto já estava claro para todos nós, mas ninguém esperava que após uma proposta como a apresentada os dirigentes sindicais viessem falar tão tranquilamente para os trabalhadores como se nada fosse nada. Nenhuma indignação, nenhuma reação, nenhuma opção de mobilizar os trabalhadores, ao contrário, pelo que se percebeu a grande vitória é esperar a próxima reunião em julho para ver se o cenário melhora.

          Proposta de assembleia geral, apenas a categoria pedindo, a direção do sindicato simplesmente diz não. Disse que em Joinville ninguém quis assembleia geral (desmentido por uma colega que participou em Joinville da regional); aqui em Florianópolis os trabalhadores pedem assembleia geral e a direção do sindicato não indica data e diz que tem que respeitar a assembleia geral de Chapecó, numa grande encenação que fazem sobre o decidido.

          O final da assembleia regional da Capital foi triste. Após os reclames dos trabalhadores, para os quais os dirigentes simplesmente taparam os ouvidos, sem indicar o que fazer, sem indicar uma assembleia geral, sem indicar novas assembleias regionais os trabalhadores simplesmente foram se dispersando, indo embora, se afastando, afinal de contas de que valia estar ali se os que deveriam nos ouvir não nos escutavam? Triste, simplesmente triste...

3 comentários:

  1. Nunca me senti tão afrontado na minha Dignidade Funcional! Um grande absurdo e total desrespeito.

    ResponderExcluir
  2. Bem! Na minha análise aquele circo montado na Praça Tancredo Neves em Florianópolis, estava longe de ser uma Assembleia, nem pra espetáculo circense servia. Fala dos dirigentes não houve. Ouvi a leitura de uma Ata, que muito bem colocado pelo colega Paulo Ruver, podia ser enviada por e.mail. Gostaria de saber que conhecimentos esta atual diretoria tem de formação sindical, luta de classe, ou se pelo menos sabem o que significa data base, quando começar uma mobilização e por ai vai? Qualquer ser pensante tem conhecimento que uma Assembleia Regional não é deliberativa, uma região não pode tomar uma decisão por todo um Estado. As Regionais servem para traçar planos de luta, diretrizes a serem deliberadas por toda categoria numa Assembleia Geral. Se eles fossem participativos e se interessassem pelo todo e não apenas defendessem seus próprios interesses seriam mais participativos antes de entrarem pra direção sindical e teriam aprendidos no mínimo a fazer o básico dos básicos. Sinceramente não precisávamos ter passado aquele frio e ficado a deriva até eles resolverem descer com uma Ata na mão como se fosse um troféu e ler para os presentes.

    ResponderExcluir
  3. Agora vai.... Isso não dá 15 reais mensais de aumento. Greve já ou ficaremos a ver navios

    ResponderExcluir