22/03/2016

Auxílio-Saúde: Uma nova "velha" alternativa

Imagem do site economia.estadao.com.br
          O SINJUSC publicou ontem (21/03) uma "nova" alternativa para o Tribunal de Justiça a fim de dar compensação pela perda do auxílio-alimentação. Na proposta do SINJUSC o Tribunal de Justiça poderia criar um benefício de "assistência médico-social". Tal benefício pode ser concedido? Sem dúvida alguma, contudo é importante lembrar que o pagamento do "auxílio-saúde", que poderia e deveria ser exatamente isto não prosperou no Tribunal de Justiça. O que deveria servir para todos serviu apenas para alguns, exatamente os que possuem os salários mais elevados.

          É bom lembrar que o Tribunal de Justiça adora o surgimento de inúmeras alternativas. Quanto mais alternativas os trabalhadores apresentarem como sugestão melhor, dá mais espaço e possibilidade para o Tribunal de Justiça criar processos administrativos, fazê-los rodar sem parar pelos escaninhos, efetuar uma série de estudos que não chegam a lugar algum, mas que criam uma esperança e uma expectativa enorme na categoria. Além disto, muitos servem mais para a magistratura que para os trabalhadores, como formas de "burlar" o teto constitucional. É assim com o NPCS, é assim com o nível superior dos Técnicos, é assim com o auxílio-saúde, todos rodam mas não chegam a lugar algum.

          Um benefício para ser implementado deve ter em primeiro lugar uma coisa, "vontade política de ser implementado", primeiro pela categoria, segundo pelo Tribunal de Justiça. Havendo esta vontade e um valor a aportar nele, não há nada que cause empecilho na sua implementação. O contrário, isto é, a falta de vontade (tanto da categoria como do TJ) faz surgir um número surreal de possibilidades, sem que nenhuma delas saia do papel. O que saiu do papel e se tornou projeto até hoje foi o corte do auxílio-alimentação dos aposentados, o corte do abono de natal e o corte do salário de quem fez greve em 2015. Por velhas alternativas talvez fosse bom lutarmos pela mais antiga delas, o aumento real de salários.

7 comentários:

  1. E os aposentados? Ficam com auxílio o quê?

    ResponderExcluir
  2. Que desanimo, que frustraçao, que desmotivacao trabalhar neste tjsc. E uma trizteza sem fim. Tjsc eh um lixo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja para a magistratura, a situacao eh bem diferente.

      Excluir
  3. Auxílios vêm hoje e vão amanhã. O único que não vai diminuir é o salário. E só o salário é que se leva pra aposentadoria.

    ResponderExcluir
  4. Exatamente. Depois do fiasco da greve do ano passado, em que SOMENTE havia pedido para aprovação do NPCS, ficamos TODOS a ver navios. Poderiam ser pleiteados mais pedidos, desde o pagamento da URV, incorporação do auxílio alimentação, etc., não teríamos ganho tudo, mas um movimento com mais maleabilidade teria sido muito mais proveitoso! Ao fim, insistindo em APENAS UMA coisa, acabamos sem nada. Quem sabe, com mais pedidos em pauta, poderíamos ter alçado alguns.

    ResponderExcluir
  5. Eu não li isso!!!!!

    "- Novo Plano de Cargos e Salários (NPCS): solicitada reabertura das negociações com a criação de uma equipe para avaliar o plano. A administração ficou de avaliar a proposta de retomada do projeto, já que existem pontos convergentes."

    Nem sabia que havia sido deixado de lado!!

    E SINJUSC... "um estudo visando a suspensão dos descontos decorrentes do movimento grevista"... amigos, onde está o estudo pra iniciar os descontos???
    Houve??

    ResponderExcluir
  6. Viva a dança do siri: ré prá trás, mesmooooo.

    ResponderExcluir