22/08/2015

Revisitando notícias do SINJUSC - Aposentados

          Eu sempre gosto de ir revisitando notícias do site do SINJUSC. Ali a gente repara o quanto a coisa muda conforme o vento sopra. Algumas notícias somem para tornar tornar o presente mais palatável também. Claro, sempre existirão àqueles que defenderão qualquer postura da direção do sindicato, independente do que fizerem, mas é engraçado ver algumas coisas, sem também deixar de dar o devido crédito e respeito pelo feito.

          A Direção do SINJUSC, em nota publicada em 23 de dezembro de 2014, quando ainda em discussão se seria pago ou não o "auxílio-alimentação extraordinário", chegou ao cúmulo com os servidores aposentados. A nota oficial você consegue ler clicando aqui. Nela o item 3 e 4 demonstra o quanto o SINJUSC não queria mexer em nada no projeto original encaminhado pelo TJ a fim de conceder o benefício aos aposentados.

          As frases dizem:

"3. Apesar de ter convocado os aposentados para acompanhar a votação do projeto de Lei, o SINJUSC não fez qualquer contato formal com os senhores deputados, no sentido de alterar o projeto originário do Tribunal de Justiça (TJ);

4. O motivo desse não contato se deu em virtude de se ter conhecimento de que qualquer proposta de emenda aditiva por parte da ALESC, levaria ao insucesso da lei, eis que esbarraria em um vício formal que fere o princípio da iniciativa para a proposição da norma, sabe-se que neste caso, a lei estará sendo editada sem que o legitimado (TJ) tenha sobre ela se manifestado em algum momento, já que nem mesmo poderia vetá-la ou sancioná-la;"

          O Encontro da Experiência, chamado também de Encontro dos Aposentados sequer foi convocado em 2014. E não foi por falta de verba, todos sabem. Um Encontro tão importante e que era realizado a cada ano foi simplesmente deixado de lado ano passado e neste ano o mesmo retornou após muita queixa e muita cobrança (e somente devido a ela) é que o mesmo aconteceu.

          Ainda falta o SINJUSC dar explicação sobre qual formato irá fazer para concluir o pagamento do auxílio-alimentação extraordinário para os aposentados. É bom lembrar que a lei não foi revogada, ou seja, tá valendo. Ademais, a garantia do auxílio-alimentação na aposentadoria é uma liminar, o mérito ainda está para ser julgado e está na mão do Desembargador Pedro Abreu o voto pela manutenção continuada do benefício (que os atuais diretores do SINJUSC sempre acharam errado lutarmos pela incorporação).

          Ainda bem que a Direção este ano ao menos fez o mínimo, um encontro dos aposentados, mas tá na hora de defender verdadeiramente estes que já tanto lutaram, e não ficar fazendo de conta como fez até agora. As grandes derrotas para os aposentados começaram em 2014 é bom lembrar. Que os próximos anos sejam melhores para todos nós.        

4 comentários:

  1. Estou tentando entrar novamente no Grupo dos Aposentados, do qual eu era moderadora e até agora não obtive êxito. Disseram que eu não fui para Itá porque não gostava dos colegas do interior.Na realidade todos sabem que eu encontro-me em tratamento renal, não tinha condições de ficar tantas horas viajando.
    Lembras que eu desmaiei na ALESC, tu e o Jr me socorreram? Fui para o ambulatório, medicada e voltei a lutar mesmo doente pela lei do abono.
    Jamais seria tão desumana escolher semelhantes por local onde residem.
    Moro em São José próximo a Florianópolis é Comarca do interior também.
    Eu Natália, penso coletivo, não sou egoísta, tanto que fui a BC lutar para ter o encontro dos aposentados, mesmo sabendo que não poderia ir. Sincera como sempre sou, colega que fez este comentário ao meu respeito, só apareceu no passeio, portanto, não esta qualificada para falar qualquer coisa sobre a minha pessoa. Perdôo só quero retornar ao grupo para poder fazer a minha defesa. Aguardando a Shirlei e o Luizinho aprovar o retorno de Naty.
    Obrigada Claudio por ajudar a mostrar a verdade.

    ResponderExcluir
  2. Em 06/08:

    Presidência do TJSC inicia (?????) implantação (IMPLANTAÇÃO???) das promoções. O cronograma de pagamento deverá ser apresentado nos próximos dias (?????), assim que concluída a repercussão financeira.

    Já nos aproximamos do final de mês e até agora nada!!!!

    ONDE ESTÁ O MEU DIREITO DE RECEBER MINHA PROMOÇÃO? SACANAGEM SINJUSC E TJSC!

    http://sinjusc.org.br/posts_exibe.php?id_post=1134&categoria=1

    ResponderExcluir
  3. A diretoria jurídica do SINJUSC não possui capacidade (conhecimento técnico) pra fazer valer essa lei. Demonstrou essa incapacidade durante a greve, terceirizando a contratação de advogados (diversos), todos a preço de ouro (meu/nosso dinheiro) durante a greve. E pior, mesmo estes, não ganharam nada pra categoria.

    ResponderExcluir
  4. Realmente há um descaso incompreensivel do TJSC (e SINJUSC) com os servidores e uma ganância tamanha, que mostram que o judiciário é tão podre quanto os demais poderes.

    ResponderExcluir