18/02/2015

Pleno aprova Nível Superior dos TJAs

      O Tribunal Pleno desta quarta-feira (18/02) aprovou a Minuta do Projeto de Lei Complementar que “Dá nova redação ao art. 14 e ao art. 15 da Lei Complementar n. 90 (...) reposiciona cargos e altera o coeficiente de vencimento” extraída dos autos de Processo n. 455544-2012.9". Ou seja, os Desembargadores aprovaram a inclusão do percentual de 50% do ANM-7/A para os servidores graduados em Direito, com o limitador do ANS-10/A e ainda aumentaram (de contrabando) o valor do vencimento dos Assessores de Gabinete e dos Assessores Jurídicos.

      Os dados foram aprovados no Pleno desta tarde. Com um custo de mais de R$ 26 milhões para 2015 e mais de R$ 30 milhões para 2016 o benefício ainda deixa uma margem para gasto com pessoal na ordem de R$ 78 milhões para possíveis aumentos salariais antes de se atingir o Limite Prudencial.

      De acordo com o Projeto aprovado os servidores com nível superior em DIREITO receberão o percentual de 50% do ANM-7/A (antes em 20%). Contudo, tal valor, mais o vencimento, não poderão ultrapassar o nível 10, referência A da tabela de vencimentos. Além disto, ficam excluídos deste benefício os ocupantes de cargo de nível superior; os ocupantes de cargo em comissão; os que percebem gratificação especial, prevista na Lei 6745/85; e os que tenham incorporado valores de vencimentos de outros cargos ou de gratificações especiais, salvo se inferiores ao adicional previsto (ANS-10/A).

      Desta forma o limite de vencimento somado a gratificação, para cargos de 4ª série, nível fundamental, médio com formação em Direito é de R$ 4.920,93 (quatro mil, novecentos e vinte reais e noventa e três centavos). Ou seja, um cargo de nível médio, como um Técnico Judiciário Auxiliar, terá o seu salário congelado a partir do nível 8G, ou seja, com 17 anos de serviço um TJA formado em Direito terá seu salário congelado até o final de sua carreira.

      Outro ponto que não se observou é o fato de existirem profissionais ocupantes do cargo de nível superior, como Assistentes Sociais, formados(as) em Direito. Qual o motivo de excluí-los deste benefício uma vez que o conhecimento na área do Direito também ajuda ao desempenho de suas funções perante o judiciário? E o Técnico formado em Administração que atua na Secretaria do Foro ganhará menos que o Técnico formado em Direito dentro do Cartório? Com conhecimentos da área próprios de cada um, mas com vencimentos desproporcionais? E os Técnicos não formados em Direito que atuam em cartório então trabalharão menos que os Técnicos formados em Direito?

      O Tribunal não buscou implementar o pedido da categoria e ninguém lutou para que o Tribunal pagasse o nível superior aos TJAs como vendido para todos em 2013. O Tribunal buscou novamente dividir ainda mais os trabalhadores e conseguiu. O que falta em nossa categoria, infelizmente, é a unidade. A unidade por conquistas para todos, pois o Tribunal de Justiça não se preocupa com o dinheiro. Para ele o gasto com Auxílio-Saúde pode ser apenas para alguns, o gasto com gratificação para os formados em Direito também pode ser só para alguns (ainda mais com os limitadores),  ou seja, não importam os gastos, importa é a divisão dos trabalhadores e sua desmobilização. Que na Assembleia de Lages possamos construir conjuntamente esta nossa UNIDADE, é função de cada filiado, é função de toda a categoria!

11 comentários:

  1. Na minha Comarca sempre tem aqueles que se fingem de indignados, mas são alheios a qualquer movimento. Não são filiados ao SINJUSC, muito menos vão comparecer na assembléia-geral. Do que adianta discordar dos acontecimentos, mostrar revolta, e não se dar ao trabalho de se deslocar para uma assembléia-geral e demonstrar seu descontentamento. A oportunidade está aí, no dia 28/02. Quanto menos servidores comparecem, mais a categoria demonstrará a desunião e a fraqueza em um momento tão crucial. Onde estão os revoltosos e indignados que postam suas mensagens aqui?
    Convoco e desafio aqueles que se sentem injustiçados a mostrar sua força e sua voz na assembléia. Juntem 4-5 em cada carro e vamos fazer nossa voz ser ouvida. A voz é agora, a oportunidade é agora. A assembléia soberana decidirá o futuro do judiciário catarinense.

    ResponderExcluir
  2. Este PLC caiu como uma luva para o SINJUSC. Tira-se o foco do PCS! De lambuja, ainda muitos TJAS saem satisfeitos, mesmo com a morosidade na análise do PCS (não há vontade).
    Passou batido, mas semana passada houve reunião do PCS, conforme o Sr. Laércio informou no site do SINJUSC. O que houve? O que foi decidido? Houve a reunião? Quando será a próxima reunião?
    Nada, nenhuma informação.
    Você, do bloco dos TJA's que não se enquadram no modelo ideal de "TJA-Direito", comece a pensar em ir na assembléia e exigir celeridade na análise do PCS, senão ficará a ver navios.
    Todos juntos na assembléia do dia 28! É agora ou nunca!

    ResponderExcluir
  3. O sinjusc em gestões anteriores já patrocinou medida similar com relação aos oficiais de justiça (únicos trabalhadores verdadeiramente valorizados no tjsc).

    ResponderExcluir
  4. Assim... já fiquei com raiva, fiquei surpreso, fiquei indignado, me deu vontade de xingar todo mundo... hoje só consigo ficar decepcionado com as pessoas.
    De certa forma, chego a ficar com pena, pois os "colegas" não percebem que fazem exatamente o desejo do patrão. São pessoas que passam a vida sobrevivendo de puxar o saco do chefe, e na verdade sofrem muito por causa disso. Isso é muito triste...
    Sei que esse blog não deveria ser um muro de lamentações, mas vou explicar o meu caso: Sou APC, e tenho a sorte de ser TSI na minha comarca. Desta forma, tb estou recebendo já um pouco de VPNI. Pela idade q eu tenho e o tempo de serviço, não demoro a adquirir direito a aposentadoria. Daí eu pergunto: vou poder me aposentar? Lógico que não!!! Já ganho pouco, e se me aposentar, meu salário cai pela metade pq tudo que eu tenho são "penduricos". Vários colegas estão nesta situação, pois somos imediatistas. Aceitamos vale alimentação, gratificação, percentual de nível superior, etc... que o tj pode tirar tudo a hora q bem entender. E sei q a maior parte dos funcionários são TJA, mas fico até deprimido em pensar que os colegas técnicos tb só estão pensando neles. Infelizmente, fomos manipulados e aceitamos passivamente sermos feitos de marionetes.
    Que os servidores mais jovens tenham melhor sorte do que os que estão, como eu, há mais de década no judiciário.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. O sujeito que comentou que os oficiais de justiça são os "unicos trabalhadores verdadeiramente valorizados no TJSC" esta muito enganado.

    ResponderExcluir
  6. Isso é uma vergonha...técnicos fazem o mesmo trabalho e devem receber o mesmo salário...isso só vai dividir mais ainda a categoria e nunca teremos força pra nos mobilizarmos, o que de fato já ocorre. Pior é que muitos ficarão satisfeitos...

    ResponderExcluir
  7. Enquanto isso, no TJ-PR:

    13/02/2015
    Servidores do Judiciário entram em Estado de Greve

    "Motivados pelas últimas ações do Governo, consideradas pelos servidores como autoritárias, além do pedido dos magistrados do retroativo do auxílio moradia, servidores decidem pela Greve no dia 20."

    ResponderExcluir
  8. Fico extremamente indignada com essa postura. Sindicato aceitar esse tipo de ramificação entre uma categoria???
    Sou nova no judiciário, mas como o colega acima, tenho preocupação com a minha aposentadoria, embora ela esteja longe. Gratificação não assegura nada, não é direito, é um "benefício" para diminuir forças e abafar o descontentamento. Não tenho formação em direito, mas trabalho com vários outros q tem e me sinto lesada, pois fizemos o mesmo concurso, executamos as mesmas tarefas, temos responsabilidades iguais, enfim, não há diferença no serviço que justifique tamanha desproporção salarial, ainda mais se tratando de área administrativa.
    Em apenas 3 anos de TJ me sinto desestimulada a continuar aqui e injustiçada acima de tudo.
    Coloquei minha esperança num Sindicato fraco e desleal, e me desfiliei pq não concordo com as ações q essa administração está tomando, mto menos com política ( ou seria politicagem??) adorada por eles. Dinheiro no lixo, todo meu dinheiro no lixo. E o pior de tudo, me sinto tão decepcionada e desestimulada que duvido que as coisas ainda mudem.

    ResponderExcluir
  9. Se dedicar 7 horas todos os dias num lugar que não valoriza o servidor? Não vale a pena!
    O jeito é cair fora...o quanto antes!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja to a meses querendo cair fora...

      Excluir
  10. Um órgão que se diz provedor da justiça... Que comete uma injustiça dessas dentro da própria casa... Com que moral julga????

    ResponderExcluir