28/07/2014

Mobilização e Unidade da Categoria

    Nossa categoria sempre teve conquistas embasadas em dois pressupostos básicos do sindicalismo. Sua capacidade de organização e mobilização, e sua unidade. Isto fez avançar o Plano de Cargos e Salários, a Data-Base da Categoria e a união dos quadros do primeiro e segundo graus.

    Sem organização não existe sindicato. Ele nada mais é que a organização dos trabalhadores. Um sindicato não é uma mera instância burocrática, que protocola pedidos, faz ofícios ou participa de reuniões com a presidência do Tribunal de Justiça.

     Sindicato serve para organizar os trabalhadores, serve para conversar e discutir com a categoria. Escutar, anotar e construir as demandas, passar informações, reunir os trabalhadores, analisar os dados financeiros e políticos do Tribunal de Justiça e, quando possível, mobilizar toda a categoria para avançar nas conquistas dos trabalhadores.

     Já tivemos muitas conquistas. Mas o nosso maior patrimônio é a nossa unidade. Com uma categoria unida não existe administração que consiga frear os direitos dos trabalhadores. Assim, para a administração do TJ é fundamental a existência da divisão, dos grupos, e da falta de unidade.

     Continuamos acreditando em nossa categoria. Continuamos acreditando que podemos avançar em nossas lutas e conquistas. Os trabalhadores do judiciário não observam apáticos as ações do Tribunal de Justiça. Eles questionam, eles perguntam, eles querem respostas e estão dispostos a ação. E confiamos que todos estão juntos nesta luta.

    A unidade da categoria se constrói na conversa, no diálogo, longe dos ataques pessoais ou ideológicos. A unidade da categoria, como dito, é seu maior patrimônio. Temos que reconstituí-lo a fim de avançar nas conquistas, sejam elas financeiras, políticas ou classistas.

2 comentários:

  1. Do que adianta ficar postando textos sobre mobilização se, na prática, nada é feito? De fato, a atual administração do sindicato está se mostrando desastrosa, mas ficar criticando por criticar não adianta de nada. Por vocês não tomam a frente e marcam uma reunião ou algo parecido? Utilizem a experiência de vocês para algo positivo. Façam mais. Assim, tenho certeza que seremos todos gratos e, nas próximas eleições sindicais, não nos esqueceremos. Lutem pela maioria, lutem pelos TJA's!

    ResponderExcluir
  2. Tendo em vista os retrocessos nas negociações e a falta de perspectiva de uma melhora na carreira funcional dos servidores do Judiciário Catarinense, convidamos todos os servidores que se sentem desvalorizados, para na próxima quarta-feira, dia 06/08/2014 às 13:00 horas, reunirem-se em suas respectivas comarcas, a fim de criar uma estratégia de atuação que possa viabilizar a efetiva implementação de nossas reivindicações. Após a reunião, os anseios e a estratégia que cada comarca está disposta a adotar serão devidamente registrados (ata/foto) e
    encaminhados para sinjusc@ e Tribunal de Justiça.

    Mudar a mensagem de status do PANDION para: REUNIÃO GERAL DAS COMARCAS – 06/08/2014 às 13:00

    ResponderExcluir