17/09/2016

Sobre respeito e esperança

Imagem do site lereoquesou.blogspot.com.br
          Não é para ser piegas ou necessariamente agradecer, o texto não quer tratar disto, quer tratar da esperança que o respeito gera entre todos nós. Durante o tempo que fiquei na direção do SINJUSC como presidente (2010/2013) tive a oportunidade de conversar com vários colegas pelo estado. Neste processo aprendi muito, fiz grandes amizades, conheci pessoas, fiz inimizades, alguns desafetos mas o mundo dá voltas e o respeito é que faz com que as pessoas possam dialogar e, dentro do possível, avançar.

          Nos últimos três anos, agora na base do judiciário novamente, pessoas que sempre foram distantes (não em espaço mas em pensamento) passaram a se aproximar. Pessoas que eu sinceramente não esperava ver apoio, não por desgostar delas, mas por perceber que pensavam e continuam pensando de forma muito distinta em vários pontos, mas o respeito por essa diferença, de parte a parte, me faz surgir esperança que as coisas melhorem, ou que possam melhorar.

          Não vou enumerar quantas nem quais pessoas pensam diferente, pois elas sabem quem são. E eu sinceramente fico muito esperançoso que mesmo com toda essa diferença ideológica permanece o respeito à pessoa, permanece o respeito à família, permanece o respeito ao ser humano e isto não tem preço. Muitos tentam demonizar um ao outro e esquecem de ver que há infindável tonalidades de cinza entre o preto e o branco.

          A esperança nasce exatamente do respeito que existe entre todos nós, ao menos entre aqueles que tentam exercitar o respeito e o diálogo. Dogmas não nos levam à lugar algum senão ao radicalismo. Diálogo é fundamental neste processo que se aproxima como a eleição do SINJUSC. Aos amigos solidários a minha pessoa nos ataques sofridos pela minha família o sincero obrigado.

Cláudio Del Prá Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário