01/06/2016

A realidade das contas públicas

   
Imagem do site www.sea.sc.gov.br/transparencia
      É incrível o cenário que alguns gostam de pintar a fim de implementar sua verdadeira política. Isto é. Vários jornalistas de "boca alugada" (e que gostam de prestar serviços para Tribunais de Justiça) afirmam um cenário terrível para as contas catarinenses a fim de fazer valer as ações para quem governa, qual seja, não promover servidores, não conceder aumento. Contudo, mais uma vez, a arrecadação de Santa Catarina sobe e fecha maio de 2015 com um incremento de 4,76% como você observa na imagem colhida hoje do site da Transparência do Governo do Estado, ou seja, dados oficiais.


          Além do incremento na arrecadação é bom analisar outras notícias. Por exemplo do site G1 que traz a notícia que "Balança comercial tem maior saldo para maio e parcial do ano desde 1989", com superávit de U$ 6,43 bilhões; além disso, segundo a Folha, "Ao menos até março, esperava-se que, com a continuidade da recessão, a queda acumulada do PIB chegasse a 8,7% ao final deste ano. De lá para cá, o cenário mudou. O primeiro trimestre, sabe-se agora, não foi tão ruim quanto se imaginava. Uma queda de 0,3% equivale a uma estabilidade".

          A arrecadação com certeza não é a melhor do mundo, contudo, também não serve de desculpa. A dívida de Santa Catarina em relação a sua Receita em 2015 ficou apenas em 53%, ou seja, abaixo de grande parte dos Estados Brasileiros (alguns chegam a mais de 200%). Com o crescimento da arrecadação de impostos com os próprios servidores do Estado (aumento do IPREV) o governo faz crescer mais ainda o seu capital e a sua capacidade de endividamento.

          Mostrar as contas é fundamental para saber para onde o dinheiro está indo. A grande maioria dos trabalhadores do judiciário não está tão bem de vida assim. Há uma casta que "nada em dinheiro" e que não fica carregando o piano como os trabalhadores que estão dentro dos cartórios. Deveria ser para estes que o aumento salarial deveria ser realmente implementado, afinal de contas, são os que mais sofrem com a inflação que já passou dos 10% em mais de um ano.

Um comentário:

  1. Os próprios relatórios de gestão fiscal que o TJ divulga no site por obrigação legal demonstra que tudo está indo conforme o previsto na LOA 2016.

    fonte: http://www.tjsc.jus.br/web/transparencia/relatorios-de-gestao-fiscal

    Os dados é que valem. O resto é discurso pra enganar servidores.

    ResponderExcluir