19/05/2016

Congresso do SINJUSC é em 20 dias, mas a assembleia geral é a perder de vista

   
      O VII Congresso do SINJUSC acontece dia 11 de junho em Balneário Camboriú. O último, ocorrido no mesmo local foi mais amplo, mais bem pensado e trabalhado, deu orgulho em realizar aquele Congresso. Foram quatro dias de encontro, debate, diálogo, conversa, estudos, congraçamento. O Congresso deste ano foi reduzido ao encontro de um dia, começa pela manhã e termina no início da noite. A categoria querendo uma assembleia geral e a direção sindical simplesmente tapa os ouvidos.

          A fala dos dirigentes sindicais é que um Congresso é muito caro. Sobre isto não tenho dúvidas, mas é exatamente no Congresso que os trabalhadores podem debater mais profundamente o que estão vivendo, discutir com autoridades qual o nosso cenário hoje e o que está por vir. É no congresso que encontramos colegas e debatemos pra onde caminhar. É um dos momentos mais ricos que temos enquanto categoria.

          O atual SINJUSC não faz assembleias, não faz formação como o projeto Trabalho Judiciário Estado e Sociedade, não faz pesquisa de saúde mental dos trabalhadores, não produz livros como o Operários do Direito e o Juiz sem a toga, não tem escola de formação, não faz boletim informativo distribuído para todos os trabalhadores, não faz encontro dos aposentados todos os anos, não fez encontro de cargos e funções, não fez o debate Por que o judiciário está na Berlinda, não fez concurso de fotografia,  não lançou filmes, não produziu calendários, não produziu os livretos A Hora da Capivara e A Casa de Ferro, e mesmo sem fazer nada disto e com o dinheiro do imposto sindical de 2015 e mais mil filiados afirma que não tem dinheiro para fazer um Congresso digno.

          O último Congresso de 2013 teve suas falhas, mas foi feito com muito cuidado, com muito esmero e tivemos a honra de poder dizer que foi um ótimo encontro. Para aqueles que participaram e estão com saudades do que aconteceu ou para aqueles que não participaram mas querem conhecer um pouquinho mais do que foi o encontro podem acessar um dos poucos links que o atual SINJUSC não destruiu (por enquanto) e que trata da nossa história. Boa leitura e boas recordações CLIQUE AQUI!

5 comentários:

  1. http://www.tudosobrefloripa.com.br/index.php/desc_noticias/prefeitura_de_floripa_abre_processo_seletivo_para_oficiais_de_justica



    Não faltava mais nada mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Processo Nº 597926-2016.9
    Nome ASSOCIACAO DOS MAGISTRADOS CATARINENSES
    Assunto OFÍCIO Nº 046/2016 - RECOMPOSIÇÃO DO VALOR DE AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO
    Data da Entrada 03/05/2016 15:17:20
    Última Movimentação DIRETORIA GERAL ADMINISTRATIVA
    Data Última Movimentação 10/05/2016 14:53:51

    Vamos ficar de olho estão pedindo um aumento no auxilio alimentação
    e tem tudo para eles ganharem, pois os coitados ganham pouco.
    E não fizeram digital, para não sabermos a quantia que pedem.

    É brincadeira??

    ResponderExcluir
  3. Com certeza a questão, assim como com relação ao Tj, não é dinheiro! Parace mais importante mitigar os espaços democráticos para fazer crer que as conquistas não remuneratorias não tem importância. Espero que aprendamos com isso, essas ações que correm às margens da questão financeira é que dão o sporte político para uma negociação de verdade, pois é nesse espaço que o sindicato demonstra aforça, qualidade e profundidade do debate político com a categoria.

    ResponderExcluir
  4. Enquanto ficamos com o reajuste ZERO,

    Prévia da inflação oficial registra maior taxa para maio desde 1996:

    http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2016/05/previa-da-inflacao-oficial-registra-maior-taxa-para-maio-desde-1996-5806030.html

    ResponderExcluir
  5. Talvez meus colegas não tenham percebido a gravidade da reposição 0%. A previsão indica que o IPCA será de quase 18% até maio do ano que vem (2017). Nosso salário irá encolher quase 18%. Salário-base inicial de TJA representará quase R$ 2.500,00.

    Isto é gravíssimo. Já que o TJ optou em arquivar o PCS, o mínimo é que reponha a inflação.
    A única alegria foi passar no concurso do TJSC, só isso. Depois só tristeza e decepção. Decepção essa que está tomando conta da minha vida. Pior coisa é ser tratado pelo patrão dessa forma.
    Aqui é olho por olho, dente por dente. O descaso do TJSC precisa ser uma via de mão dupla. TJSC trata o servidor com descaso e deve receber descaso de todos os servidores. Motivação ZERO.

    ResponderExcluir