23/04/2016

A Vacina do H1N1 e os Aposentados

 
Imagem do site blogdonaceliocavalcanti.blogspot.com.br
        Na próxima semana o Tribunal de Justiça irá disponibilizar aos trabalhadores do judiciário (ativos, terceirizados, comissionados...) uma dose da vacina da Gripe do ano de 2016, com base a combater, entre outros vírus, o H1N1. A maioria dos trabalhadores ativos está fora dos chamados "grupos de risco", contudo, crianças pequenas e idosos, público que na maioria dos casos não faz parte dos trabalhadores do judiciário, não receberá pelo Tribunal esta vacina.


          Tenho 41 anos de idade, sou relativamente saudável e conforme estatística não estou entre aqueles que poderão sofrer com o H1N1. Meus filhos também já estariam fora do grupo de risco, mas preferiria que a vacina fosse oferecida para eles do que para mim. Há ainda os aposentados do Tribunal de Justiça que, infelizmente, não serão atendidos com a vacina pelo Tribunal apesar de ser realmente o público que mais poderá sofrer se não estiver imunizado.

          Se meus filhos ficarem doentes, com certeza, terei que pegar uma licença para tratamento de saúde em pessoa da família. Não deixarei de atender aos meus filhos um segundo. Nem me recordo se me vacinei ou não nos últimos anos, sei que não fiquei doente, mas não exitaria um minuto em me afastar para cuidar dos meus pequenos.

          Os aposentados do Tribunal de Justiça, que já deram muito do seu suor para a instituição, segundo o que foi informado, não terão direito à vacina. Mesmo sendo um grupo de risco o Tribunal já se considera livre de retribuição aos serviços prestados. Ao ter retirado o auxílio-alimentação, ao retirar o abono de permanência no momento da aposentadoria, agora os aposentados também não possuem mais o direito de serem vacinados.

          Replico aqui o post feito pelo colega Luis Nascimento Carvalho, aposentado da Comarca de Canoinhas, que está também disponível no facebook. Não sei se o SINJUSC apoia a ideia, mas acho que vale a pena trazer para discussão:

"COMUNICADO A TODOS OS APOSENTADOS DO PODER JUDICIÁRIO DE SANTA CATARINA. 
Segunda feira, dia 25, conforme comunicado na página do Tribunal de Justiça, a vacina antigripal vai estar disponível em todos os Fóruns e no Tribunal de Justiça.Minha sugestão é a de que os Aposentados se dirijam aos Fóruns de sua cidade e ao Tribunal de Justiça para serem vacinados.Se houver recusa, solicitem que a mesma seja dada por escrito pelo Juiz Diretor do Fórum ou pelo Secretário.Vamos lutar por nossos direitos, só que vamos fazer da maneira correta.Desejo a todos um bom final de semana e que DEUS nos proteja.Um grande abraço.
Luiz Nascimento Carvalho" 

4 comentários:

  1. Soube que o Tribunal cancelou o programa de ergonomia dos trabalhadores para dar a vacina da gripe. Não seria mais inteligente identificar os grupos de risco e vacina-los, mantendo o programa de ergonomia?

    ResponderExcluir
  2. Cadê a secretaria dos aposentados nesses momentos? A segunda secretária, por exemplo...pra ir fazer campanha em eleição sabe.. agora pergunta se alguém viu ela no tempo da greve aqui em Criciúma?? Pergunta se ela fez alguma coisa em prol de algum aposentado??

    ResponderExcluir
  3. Programa de ergonomia? Tais tolo é? No interior nunca se ouviu nem falar desse "trem"...

    ResponderExcluir
  4. A VACINA DA GRIPE NUNCA FOI UMA BENESSE AO SERVIDOR. TRATA-SE APENAS DE UMA MANEIRA DE DIMINUIR AS FALTAS AO TRABALHO.

    ResponderExcluir