17/11/2015

"Plano de Carreira, Sim, PCS Goela Abaixo, não"

 
Imagem do site sindjus.org.br
        Essa era a camiseta utilizada pelos colegas gaúchos na tarde de segunda-feira dia 9 de novembro no Tribunal Pleno do Rio Grande do Sul. O Tribunal de Justiça está encaminhando um Projeto de PCS para ser discutido na Assembleia Legislativa do RS, mas até então o plano não pode ser estudado pelos servidores, afinal, como afeta diretamente a vida dos trabalhadores é necessário que seja dada transparência no processo. Aqui em Santa Catarina o projeto do NPCS não está mais na página "Documentos" do SINJUSC, a tabela salarial foi alterada, há desencontro de dados publicados pela ATJ, a Diretoria ventila a possibilidade de um "enquadramento cego" e a redação esta sendo "ajustada" pela assessoria do Conselho de Gestão.


          Afinal de contas qual será o NPCS analisado e votado na próxima reunião do Conselho de Gestão? Aquele que reduz o percentual de gratificação de nível superior de 20% para 10%? Aquele que mantém a Gratificação de Representação dos Diretores do TJ (essa poderia sim ser excluída)? Aquele que faz o enquadramento do início para o fim, e não do fim para o início deixando os aposentados atuais com apenas 3/4 do vencimento de final de carreira? Aquele onde agora o servidor sem a titulação superior ao cargo para o qual foi nomeado terá o vencimento congelado? Isto que era importante discutir e foi "esmagado" pela diretoria do SINJUSC pode ser bem piorado, com certeza.

          Os trabalhadores gaúchos ao questionarem o que o TJRS está fazendo sobre o PCS não são contra o aumento salarial. Não atuam contra os possíveis ganhos da categoria, pedem apenas uma coisa: transparência no processo, a possibilidade do diálogo franco e aberto, a necessidade constante de poder opinar e decidir o seu futuro. É relativamente fácil entender os motivos pelos quais um Tribunal de Justiça não queira dar publicidade aos seus atos, mas para um sindicato isto é simplesmente inaceitável. 

Para acessar o link da notícia do SINDJUS RS, clique aqui!

11 comentários:

  1. Preocupados com pcs? Fortes comentarios desta tarde indicam possibilidade de nao pagamento do 13 neste mes. Segundo fontrs ligadas a presidencia, sera decidido amanha no pleno. Ao que tudo indica, os atrasados costumeiros da magistratura estariam ameacados pelo 13.... Nossas promocoes ja foram cortadas para pagar os atrasados milionarios....

    ResponderExcluir
  2. Esta direção omissa do SINJUSC está aterrorizando os filiados. As atitudes são imperdoáveis. As urnas mostrarão a indignação. Falta menos de 1 ano para a nova eleição. Laércio, seus dias de SINJUSC estão se esgotando e até agora nenhuma demonstração de empenho sequer foi demonstrada. A administração do Laércio manchou o nome do SINJUSC e acabou com a esperança de muitos servidores. É um desastre total.
    Isto que está aí não é sindicado, nem associação. É um desastre. A impressão que passa é que se associaram ao TJSC, com a nítida finalidade de aterrorizar todos os servidores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade parecem marionetes do TJ enquanto a administração anterior eram radicais islâmicos! Realmente estamos bem servidos, hein?!

      Excluir
    2. Amigo, informo desde já que é importante parar de ficar ofendendo ou taxando aqui os colegas, principalmente quando se referir a antiga gestão do SINJUSC. Radicais islâmicos não se abrem ao diálogo, e te pergunto qual é o espaço que você tem para fazer a sua crítica no site do SINJUSC e da ATJ? Aqui, mesmo nos xingando você possui este espaço. Isto é ser radical islâmico? Acho que você tem uma ideia bem errada do que a direção do sindicato fazia e da forma pela qual era tratada e tratava com a direção do TJ. Você, aqui, de forma anônima pode se expressar e eu sou o radical? Por favor, pense melhor naquilo que você está falando e escrevendo. Xingar os outros, de forma anônima também não é nenhuma atitude digna ao meu ver.

      Excluir
  3. O percentual de nível superior não foi reduzido, não pira. Vcs tiveram a chance de aprovar um plano bem melhor em 2011, mas preferiram brigar por um elevador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega, primeiro é bom olhar o que o SINJUSC escreveu, depois você me chama de mentiroso ok? Segue o que está na página do SINJUSC:

      II – adicional de qualificação, a servidor efetivo, no valor
      correspondente a:
      a) 10% (dez por cento) do vencimento relativo ao nível 9, referência
      A, pela conclusão de curso de 2º grau;
      b) 15% (quinze por cento) do vencimento relativo ao nível 9,
      referência A, pela conclusão de curso de nível superior;
      c) 20% (vinte por cento) do vencimento relativo ao nível 9, referência
      A, pela conclusão de curso de pós-graduação, a título de especialização;

      Se você não sabe hoje eu recebo 20%, então, se o percentual vai ficar em 15% eu tenho uma redução, afinal, 15 é menor do que 20, ao menos aqui em casa é. E para que você fique feliz eu passo o link: http://www.sinjusc.org.br/downloads/minuta_final-_npcs.pdf Ah, e tá na página 7 ok?

      Terceiro, tivemos a chance de aprovar o PCS2 em 2012, mas várias associações, como a ATJ e a ACASPJ desmobilizaram a categoria quando era necessário fazer uma greve. Ou você é daqueles que acredita que o PCS2 já tava ganho? Abraço e melhor sorte da próxima vez.

      Excluir
    2. Amigo, antes de me chamar de mentiroso, coisa que não o fiz (basta reler o texto), venho te dizer que o projeto original foi alterado (não posso te dizer a fonte) e o nível superior está em 20%, coisa que já era antes.

      Sobre PCS, lembro que em 2011 o TJ tinha um projeto pronto (falei com o Ari, no curso de formação) e vocês não aceitaram por birra....E era bem melhor que esse aí.

      Abraço.

      Excluir
    3. Caro Valdir, primeiro obrigado por se identificar. E realmente você não me chamou de mentiroso, apenas insinuou que eu era um "pirado", afinal você disse, "não pira". Bem, vamos adiante. O projeto então foi alterado e você não pode dizer a fonte. Opa, então as coisas estão andando escondidas, pra melhor, que bom. E qual o motivo do SINJUSC não informar para os trabalhadores na página do próprio sindicato? Eu fui em todas as assembleias, em todas as reuniões promovidas pelo SINJUSC, e isto nunca foi tratado e não está em nenhum documento público do sindicato, ou seja, você simplesmente ouviu falar. E não duvido que isto tenha ocorrido ou até que tenha sido alterado, mas falta transparência, pois eu não sou homem que fica no disse me disse. Segundo, se você prefere confiar no Ari Dorvalino, meu querido colega de TJ, sobre essa balela que o TJ queria dar o PCS em 2011 e foram as birras do sindicato que travaram tudo, bem, acho que você acredita em qualquer coisa. Eu convivi vários anos com o Ari, e apesar de considera-lo uma boa pessoa em questão de convívio, não é por isto que eu vou dizer que ele tinha as melhores intenções com a categoria. Eu estive na mesa junto com ele e o Juiz Odson, que negociaram conosco. O próprio Dr. Odson observou que o projeto do Ari era impagável e por isto preferiu o nosso, pergunte ao mesmo o motivo dele ter alterado do projeto do Ari para um construído em conjunto. O que o Ari teve foi dor de cotovelo pelo projeto dele não ter sido aprovado pela própria administração. Mas sei, você já está com ideia fechada e prefere confiar na administração do TJ e não em mim. Fique bem.

      Excluir
    4. Bem, o "não pira"e as outras metáforas não tiveram a intenção de ofender, acredite...Quanto ao NPCS, o que foi apresentado é uma minuta, que pode ser alterada.
      Espero sinceramente que aprovem esse plano, pq senão vamos ficar a ver navios de novo...Ah, eu gosto de metáforas...rs

      Abraço

      Excluir
    5. Valdir, acredito que não tivestes a intenção de ofender, mas é importante sabermos colocar bem as palavras para que as mesmas não ofendam, mesmo sem querer fazer isto. Eu me preocupo muito com o que escrevo e todos nós temos que ter esse cuidado, pois é importante para tratarmos as coisas de forma adequada. O NPCS é uma minuta que será construída com o TJSC, não tenho dúvidas disto, mas o que saiu inicialmente do sindicato, apesar de ter sido aceito pela categoria que infelizmente só olhou o valor final sem perceber as nuances existentes dentro do NPCS, é algo muito perigoso em alguns casos, e não foi por falta de chamarmos a atenção, eu mesmo protocolei documento explicando o fato para a direção do sindicato, que simplesmente por pensar que eu sou de oposição eu sou contrário ao plano. O plano, pra mim, falando exclusivamente do meu salário, é agradável. Mas eu nunca olhei um plano neste sentido, sempre olhei pensando em quem não tem nível superior, em quem não possui a titulação para ir para o nível dois da tabela, para quem poderia perder. Nós sempre olhamos todos os trabalhadores, e não apenas o nosso umbigo. Talvez seja uma falha nossa, mas eu prefiro ficar com essa falha. Quanto acreditar no Ari, é bom lembrar que ele cobrou R$ 18.000,00 para escrever este NPCS, que na verdade é embasado naquele que ele tinha escrito e apresentado em 2011 em linhas gerais e as críticas que o blog faz é exatamente a crítica que foi feita naquele período e apresentado ao Tribunal de Justiça um plano mais barato, pois sabíamos a inviabilidade do projeto do Ari. Afinal, é bom lembrar que ao Tribunal de Justiça é sempre importante ter um plano de cargos e salários impagável, pois fica fácil de não aprová-lo. O importante é ter um que seja pagável, coisa que não é muito a preocupação de alguns sindicalistas. Fica o abraço.

      Excluir
  4. Quero saber do meu 50% de graduação que me tiraram, o sindicato vai pagar minhas contas e ainda mais agora sem o vale peru?

    ResponderExcluir