12/11/2015

Aonde foram parar os "super-poderes"?


Imagem do site actionecomics.com.br
          No ano de 2012 o site da ATJ afirmava que foi por meio de uma conversa do Laércio com o então Presidente Cláudio Dutra que convenceu o mesmo a pagar o Abono de Natal, e mais, no dobro do valor do ano anterior. Criticou-se a postura da então Diretoria do SINJUSC em protocolar o pedido e deram "gargalhadas" juntos pelas "bobagens" em questionar as ações do Tribunal de Justiça. Eu me pergunto: os super-poderes das nossas lideranças acabaram?  

          Parece que colocaram "kriptonita" nas nossas lideranças. Antes, quando não estavam à frente do SINJUSC tudo parecia tão fácil. Parecia que bastava apenas um diálogo com a presidência do Tribunal de Justiça e tudo estaria resolvido. O nível superior dos Técnicos que já estava logo ali, na nossa mão, bastando concluir a eleição do sindicato não aconteceu como o prometido. O abono de natal (que foi uma bobagem ter requerido em 2012 segundo o Laércio) foi requerido em 2015 e não há sinais de sua implementação. Aquele super-terno que era utilizado perdeu os poderes? 

          Eu não quero acreditar que os diretores do SINJUSC se deixaram usar pela administração do Tribunal de Justiça. Longe disso. O Tribunal de Justiça não seria tão ruim e os atuais diretores do sindicato não seriam tão ingênuos, ou seriam? Até agora só tivemos perdas. Não fosse a conquista da data-base não teríamos a reposição inflacionária. O TJSC não concede auxílio-saúde para quem possui SCSAÚDE. As promoções dos trabalhadores (eu disse apenas dos trabalhadores) não são pagas. Ou seja, tivemos apenas perdas em 2015. Tá na hora de voltar com aqueles super-poderes que diziam existir antes da eleição do sindicato, afinal de contas no mundo da ficção super-heróis existem, mas no mundo real é o trabalho e a coragem que fazem a verdadeira diferença.

9 comentários:

  1. Este tem sido o ano mais decepcionante para os Serventuários da Justiça de SC, sem dúvidas... E olha que ele ainda não terminou....

    ResponderExcluir
  2. Só eu deixei de ganhar pela não aprovação do 50% (até novembro) - R$ 5600.00, parabéns aos que me prejudicaram e prejudicaram a maioria, agora a culpa não é só de sindicato é de cada que foi contra o aumento do adicional de graduação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O resultado foi comemorado pelo presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (Sinjusc), Laércio Raimundo Bianchi, que acompanhou a reunião no Plenário da Assembleia Legislativa. “Este projeto era voltado a apenas 600 servidores, cerca de 30% do quadro funcional do TJ. Queremos é que todos sejam beneficiados, por meio de um novo plano de cargos e salários para a categoria.”

      http://www.sindalesc.org.br/noticias/proposta-sobre-gratifica%C3%A7%C3%A3o-de-servidores-do-tj-%C3%A9-rejeitada-nas-comiss%C3%B5es

      Excluir
    2. É verdade, maldita hora que cai na conversa daquele cara que tava no microfone e levantei a mão para lutar pela retirada do Projeto de Gratificação dos 50 %. Bom, não sou só eu, tem um monte que também levantou a mão e agora tá arrependido

      Excluir
    3. Exatamente por beneficiar alguns poucos que eu votei CONTRA esta proposta. E eu seria um dos beneficiados. Lembrando, mesmo que fossem 50%, na prática todos acima de 8E ficariam congelados no mesmo vencimento pro resto da carreira, porque limitados ao vencimento do 10A. Ou seja, não ia adiantar de nada.

      Importa mesmo é que eu abri mão de algo certo pra mim, para uma possibilidade para TODA a categoria. Se fomos mal-sucedidos, e foi por inépcia da diretoria do sindicato, que não soube lutar pelo que a categoria inteira pediu.

      Excluir
    4. O sr. Dalpra tbm foi contra o 50%. Tava la junto. E faz política hipócrita pra voltar pro sinjusc e mamar na teta. Estava junto no comando de greve e conseguiu o que? Mais demagogia

      Excluir
    5. Boa noite. Primeiro eu tenho sempre a coragem de dizer quem sou, assinar os textos, assumir minhas ações. Não me escondo ou fico fazendo hipocrisia. Se perguntar qual foi a minha posição não tenho medo de afirmar, também fui contra o pagamento, assim como a totalidade da assembleia, basta ver a filmagem. Até quem agora é contra na hora votou favoravelmente, o que eu posso fazer? Mas eu gostaria mesmo é de saber o que é "mamar na teta"? Alguém da atual diretoria está "mamando na teta"? Eu não invejo a posição de dirigente sindical. Apesar de ser contrário a atual gestão do sindicato sei o quanto é penoso e difícil dirigir uma entidade como o SINJUSC. Pode perguntar para qualquer ex-dirigente liberado se o trabalho é fácil. Pergunte pro Laércio ou qualquer outro diretor se eles acham tranquilo, se acham atuar no SINJUSC "uma teta". Se responderem que sim, bem, é uma visão distinta da minha. Ademais, demagogia nunca foi uma prática minha ou do grupo ao qual me incluo. Demagogia é "a hegemonia política de facções populares", ou seja, foi o que fez a então Chapa 2 ao dizer que o nível superior dos TJAs seria conquistado facilmente, logo após uma eleição sindical e não aconteceu. Demagogia é dizer que a faltava apenas quem dialogasse com o Tribunal de Justiça e tudo seria conquistado facilmente. Isto é demagogia. Assim, é importante o colega ao fazer suas explanações primeiro saber aquilo que está falando, o significado das palavras que coloca no papel, e depois, deixar de ser covarde e começar a assinar os textos, afinal, este blog sempre assumiu o seu papel de oposição à atual direção do sindicato, com muita honradez e nunca se posicionou contra a categoria, como o Laércio, o Antônio, o Maurí e tantos outros fizeram durante seus tempos de oposição sindical.

      Excluir
  3. Excelente e criativo texto. Ainda bem que existe este espaço de DENÚNCIAS. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Prezado Claudio, acredito que precisamos de um sindicato que exerça pressão e nos faça ser ouvidos pela diretoria do TJSC, precisamos de um sindicato democrático que saiba utilizar as redes sociais para interagir melhor com a categoria, o uso do facebook e wattsap foram importantíssimos para que a greve alcançasse a amplitude que teve, faltou nosso sindicato saber utilizar estas ferramentas. Outro fator é ser inteligente no uso de paralisações e atividades que chamem a atenção para nossos pleitos, temos que bater de frente mesmo, não tem jeito, é pressão na Alesc, midia, estar presentes com camisetas simbólicas em eventos nos quais o Presidente do TJSC esteja para sermos vistos e comentados (quem não é visto não é lembrado) eles não vão poder reclamar de manifestações pacíficas mas que mostrem nossa insatisfação.
    A atual diretoria do Sinjusc não retornará não tenhas dúvida, próximas eleições mudanças, muitas mudanças.
    Abraço

    ResponderExcluir