28/10/2015

28/10: Muito por comemorar e mais ainda por lutar

 
Imagem do chargista Laerte
        28 de outubro é o dia do Servidor Público. Ele é um trabalhador público na verdade, pois não deixa de estar trabalhando para a sociedade, para o governo, para o Estado, para o País. Alguns colegas acham estranho usar a palavra comemorar num período tão complexo. Mas é exatamente a palavra correta para todos nós, pois comemorar é tornar comum, é trazer à memória aquilo que fizemos, aquilo que vivemos, por tudo aquilo que lutamos. Há muito o que lembrar e ainda há muito mais por fazer.

          Hoje não é dia apenas de dar os "Parabéns Servidor!"com popups na página do TJSC, hoje é dia de discutirmos entre nós o que aconteceu até hoje. Lembrarmos a história que construímos, o legado que estamos deixando para todos nós e para nossos sucessores, pois a história é isto, uma construção contínua que apesar de erros e acertos vai se estabelecendo. Alguns, acham que não há mais espaço para debate, para luta, para discussão, e que seria tempo apenas de pedidos, protocolos, e ações judiciais.

          O passado precisa ser sempre revisitado para sabermos o que aconteceu e de onde viemos. É, contudo, mais importante termos uma direção para onde seguir e lutar para chegar lá apesar de todas as dificuldades e dos desafios que existem no caminho. Como o futuro é incerto, e hoje ainda mais incerto, temos apenas a segurança daquele colega que está ao nosso lado, confiando nele e em todos os servidores que estão espalhados pelo Estado de Santa Catarina. É o que nos dá força, é o que dá sentido para todos nós. Parabéns pela história, parabéns pelas lutas de hoje e futuras!

Um comentário:

  1. Percebo que a maioria dos servidores públicos não trabalham para o bem das pessoas diretamente. Suas funções se resumem, na maioria dos casos, a fazer trabalho burocrático, retrabalho e excesso de zelo para com superior hierárquico. Mas não é culpa dele. É culpa de um sistema político-administrativo enraizado numa legislação extensa, e num procedimento administrativo ineficaz. Realmente, há muito que melhorar!

    ResponderExcluir