30/09/2015

O judiciário brasileiro é muito caro

          Comparado com outros judiciários do planeta o judiciário brasileiro é absurdamente caro. Os valores que são destinados para o Poder Judiciário no Brasil são muito superiores aos outros países, tanto da América do Sul quanto da Europa. No Brasil, a estrutura do Poder Judiciário consome aproximadamente 1,8% do PIB, ou seja, R$ 121 bilhões.

          Para termos ideia do quanto isto significa há uma publicação no site TIJOLAÇO, de Fernando Brito, que você consegue acessar clicando aqui. Na notícia construída com dados construídos por Luciano Da Ross e do Valor. 

          Enquanto no Brasil sistema judiciário consome 1,8% do PIB, o mesmo sistema consome 0,2% do PIB na França, 0,3% do PIB na Itália, 0,35% do PIB na Alemanha e 0,37% do PIB em Portugal, ou seja, é um percentual muito alto o consumido no Brasil. O pior de tudo é que observando a média salarial construída para os servidores do judiciário, encontramos o total de mais de R$ 15 mil por mês, o que é bem distinto daquilo que realmente a maioria de cada um de nós, meros servidores, percebemos ao final de cada mês.

3 comentários:

  1. E outubro chegou...

    ResponderExcluir
  2. Além do tratamento diferenciado a Juízes, considerados como Deuses intocáveis, o que autoriza o recebimento de todo tipo de vantagem pecuniária cumulativa - existe a burocracia, que exige a necessidade de pessoal para fazer trabalho inútil. Esses dois fatores, pra mim, são a causa desse disparate.

    ResponderExcluir
  3. Se todo esse dinheiro fosse aplicado de forma correta, teriamos o melhor judiciário do mundo. Infelizmente, acredito que a infinita maioria do dinheiro repassado ao nosso judiciário só sirva para que um pequeno grupo viva como marajás.

    ResponderExcluir