07/08/2015

E se ao invés de Rodízio de Funções tivéssemos o Rodízio de Salários?

   
Imagem produzida por colegas com base no Rodízio de Funções
      Essa ideia foi apresentada no facebook por um outro colega. O que importaria, na verdade, seria um rodízio de salários e não um rodízio de funções. Imagine você, recebendo o salário de um Diretor-Geral. Que tal? Não seria algo interessante? E se o Diretor-Geral recebesse, apenas por um mês o seu salário de Técnico, ou de Agente? Não seria bacana para que todos nós percebêssemos o quão é difícil viver de um jeito e de outro?    


          Agora imagine você se fosse para receber então o salário de um Juiz, ou quem sabe de um Desembargador, e ele recebendo o seu salário de Técnico (seco viu, sem qualquer VPNI, sem qualquer FG, ou outra coisa). Daí eles entenderiam (talvez é claro), o quão baixo é o salário de um trabalhador. O Rodízio de Funções é uma ferramenta importante para ver se a pessoa gosta do trabalho, se ela se dá bem naquele local. Eu fico imaginando os estagiários ou assessores que "ajudam a fazer" algumas sentenças. Será que eles gostariam de receber o salário de um Juiz ou Desembargador?

          Eu lembro de uma piada que um colega me contou tempos atrás. Dizia ele o seguinte. "Encontrei um estagiário que falou: Não vejo a hora de passar num concurso para juiz. Não aguento mais, como estagiário, ter que fazer sentença". Parece ironia, mas é verdade algumas destas colocações. Trocar o salário seria uma maneira educativa das pessoas entenderem, além do rodízio de funções, o quanto um salário é importante e adequado.

8 comentários:

  1. Eu me candidato a fazer rodízio com um dos diretores do TJSC (um mês já basta!):

    6) TOTAL DE CRÉDITOS: 37.223,90

    ResponderExcluir
  2. Eu e meus colegas aqui rimos muito desse último parágrafo. Pura realidade! :D

    De fato, quando tenho a oportunidade, fora do meu convívio profissional, costumo comentar com as pessoas que o nosso Judiciário é movido por estagiários. A resposta geralmente vem com uma expressão de espanto, do tipo: "- Como assim?!"
    Aí explico:
    Quem recebe as petições no Fórum? O estagiário da Distribuição.
    Quem junta as petições aos autos do processo? O estagiário do Cartório.
    Quem faz a carga dos processos ao juiz? O estagiário do Cartório.
    Quem "ajuda a fazer" (essa foi boa!) os despachos e decisões? O estagiário do Gabinete.
    Quem faz a devolução dos processos ao Cartório? O estagiário do Gabinete.
    Quem cumpre os despachos/decisões do juiz, emitindo diversos expedientes? O estagiário do Cartório.
    E assim se repete tantas vezes quantas foram necessárias, até final sentença, que obviamente cabe ao estagiário do Gabinete "ajudar a fazer". ;)

    E para quem lê isto aqui e pensa que estou exagerando, ah, meu filho, sabe de NADA, inocente!! :D

    ResponderExcluir
  3. quer ganhar salário de juz? Vira juiz. Simples demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega (na verdade não sei se você é um colega), na verdade eu considero que não deveria era existir uma diferença tão grande de salários. Não preciso ganhar R$ 33,000,00 por mês, isso pra mim é muito dinheiro. Não tenho essa vontade. Mas também considero que ninguém necessita ganhar tanto dinheiro, não quando já possui tantos benefícios no cargo e para o exercício da função. O grande problema em nossa sociedade é a desigualdade pelo serviço prestado. Ao meu ver um lixeiro, um trabalhador do judiciário, uma costureira, um encanador deveriam ter salários mais próximos, todos eles. Afinal, desempenham um papel para a nossa sociedade. Ao dizer que simplesmente para ganhar um salário de juiz basta você virar juiz, então é simples. Acho que bastaria existirem juízes em nossa sociedade. Daí daríamos valor real para aquele que coloca uma fiação elétrica em nossa casa, para aquele que enche o tanque de gasolina no posto. Nem todos poderão ser juízes, ou seja, nem todos terão este salário. O que proponho, com este texto, é que se discuta a relação entre maior e menor salário, não só no judiciário, mas no país.

      Excluir
    2. Concordo que muitas outras profissões deveriam ganhar muito melhor, inclusive sempre comento que deveria ser invertido o salário de TJA e professor, porque comparado um professor deveria ganhar bem mais. Mas não acho que um juiz ganhe bem demais. Sinceramente, deveria receber mais ainda, por causa da função que exerce. Não que seja melhor que as outras, mas porque impõe certas responsabilidades e estresse a que, só como exemplo, um encanador ou um TJA não estão sujeitos. Por tudo que uma pessoa para até virar juiz, deveria ganhar esse salário só pelo esforço, e você sabe bem como a coisa é puxada. Não vou aqui dizer que os servidores ganham bem e não precisam de aumento, não se trata disso, até pq cada caso é um caso, e eu considero que uma pessoa com nível médio ganhar quase 4 mil reais pra trabalhar dentro de uma sala, sem qualquer risco de vida, tá ganhando bem demais. Proporcionalmente, tá mais valorizada que um juiz.
      A questão não é simples, reconheço, mas não podemos nos voltar contra o que os juízes ganham, pq eles lutam pelo deles e temos que lutar pelo nosso. O motivo da luta não deve ser "porque um juiz ganha bem e nós ganhamos mal?", e sim "porque tem dinheiro pra eles mas não tem pra nós?"
      Só pra resumir meu entendimento, caso, digamos hipoteticamente, dobrasse o caixa do TJ, eu seria a favor de dobrar o salário dos juízes, mas não acharia justo dobrar o dos servidores.

      Excluir
    3. Bem, vamos fazer então as contas. Você é a favor de um magistrado ganhar R$ 66.000,00 ou até mais mas um Técnico não poderia ganhar mais do que R$ 7.000,00. Que um Técnico ganha até bem demais pelo serviço que faz. Que um juiz, que trabalha numa vara bancária (que só trata dos abusos do poder econômico dos bancos), ou que trabalha no Executivo Fiscal (que só cuida das questões financeiras do estado) vive com estresse enorme e o exercício da função é muito alto. Que um engenheiro no Tribunal de Justiça, que se responsabiliza pelo cálculo estrutural de alguma viga não é tão importante assim, que o TJA que recebe (como me contou um amigo meu neste final de semana) dois pacotes de cocaína apreendido no final de semana e tem que ficar guardando aquilo não tem responsabilidade. Que cuidar de rodar uma folha de pagamento mensal de R$ 70 milhões de reais é tarefa das quais qualquer um fica "de boa". Que o Técnico em Eletricidade, que cuida daquela tomadinha boba que o juiz coloca a mão todo o dia para ligar a lâmpada não precisa ganhar bem, afinal se o juiz levar um choque e morrer não é problema algum. Bem meu amigo, realmente divergimos muito na nossa concepção. Não quero que um juiz ganhe mal, longe disso, mas desmerecer o trabalho e o estudo dos demais também é um grande erro. Achar-se superior pelo fato de ter passado num concurso difícil é uma grande bobagem. Conheço Doutores em Física,que possuem um conhecimento profundo de inúmeras coisas que sequer passam pela cabeça de um juiz e ganham salários de R$ 9.000,00. Acho que eles deveriam ganhar melhor. Mas um juiz já é um exagero, ganhar mais que R$ 30 mil reais, ou considerar esse salário um salário ruim. Não chegaremos num acordo nesta discussão pelo que percebo, e sugiro pararmos por aqui. Abraço.

      Excluir
  4. É o velho complexo de, como bem diz um colega, "culto reverencial".

    ResponderExcluir
  5. É o velho complexo de, como bem diz um colega, "culto reverencial".

    ResponderExcluir