25/02/2015

TJ pretende cortar o auxílio-alimentação de "todos" os aposentados já em abril

      O Tribunal de Justiça busca cortar nos próximos meses o pagamento do auxílio-alimentação dos aposentados do Poder Judiciário. A decisão já foi tomada e o Tribunal está encaminhando comunicações individuais para cada trabalhador(a) aposentado(a) a fim de cumprir um único requisito pelo qual foi garantido o pagamento do auxílio dos aposentados até então: o direito da ampla defesa que foi negado. Cumprindo esta praxe o Tribunal de Justiça determinará o corte dos pagamentos de quem já havia até averbado o ato de aposentadoria no TC, ou seja, nenhum aposentado terá direito ao auxílio-alimentação. Com o incremento da Resolução 09/2015-GP (11/02/2015) o TJ já parou de pagar tal benefício aos servidores que se aposentaram.

      A categoria pode fazer uma coisa. Lutar pela manutenção de seus direitos, principalmente ao direito da alimentação que nunca foi um auxílio, mas foi sim uma moeda usada pelo Tribunal de Justiça quando do aumento da carga horária de trabalho em 1998. Ou seja, o Tribunal deveria ter transformado, já faz muito tempo, o auxílio-alimentação em salário para o trabalhador a fim de que não houvesse perdas na remuneração quando da sua aposentadoria.

      Ingressar com ações individuais não é a tática dos trabalhadores, é para onde o Tribunal de Justiça está forçando a ação de todos nós, pois lá garantirá a manutenção de sua determinação e criará ainda mais jurisprudência contra os trabalhadores. Vários trabalhadores aposentados poderão perder, já a partir de abril, R$500,00 de seus minguados proventos. Aos que foram contra a deliberação da categoria pela incorporação do benefício em 2013 como a Diretoria da AESC, resta lamentar a postura unilateral e que afetará todos nós trabalhadores que pensamos um dia em nos aposentar. Lutar é a única maneira pela qual poderemos conquistar algo, qualquer outro meio é mera ilusão.

8 comentários:

  1. Mais um argumento para decretacao de estado de greve! Aos poucos estamos perdendo todos os direitos. O que a categoria vai fazer? Coitados dos aposentados. E muita maldade! Se ao menos nossos salarios base fossem justos e decentes...

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida o tj precisa engordar o seu caixa para o pagamento da lomam que vem ai,trabalhador que se aposenta é descartável, este é o motivo para a redução do seu salário. Isto prova que paridade e integralidade não são aplicados.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado é que Magistrado aposentado não perde nada, ganha igual aos que estão em atividade, só faltou comprarem férias e licenças-prêmio de Juiz aposentado. Duvido que esta Lomam que vem aí exclua os Magistrados aposentados do aumento nas suas remunerações. A questão é uma só, a luta pelo dinheiro do orçamento do Poder Judiciário é política e enquanto nós servidores do Judiciário não lutarmos pela nossa parte os Ilustríssimos colocarão a mão em tudo que puderem. Trabalhamos muito e devemos ser valorizados, chegará o momento de nos aposentarmos e olhem o que fazem com os aposentados, tratam como descartáveis, desmerecem o que fizeram, temos que garantir nossos direitos e um vencimento digno, não devemos nos iludir com gratificações ou penduricalhos que podem ser cortados assim que faltar dinheiro para os ilustríssimos.

    ResponderExcluir
  4. É verdade que esse ano nem a reposição inflacionária do vencimento nós não ganharemos? Alguém sabe dessa informação??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, informacoes vindas da presidencia dao conta que nao ha vontade de pagar a reposicao da inflacao... A desculpa, como sempre, sao as restricoes orcamentarias. Isto ja foi inclusive debatido no pleno. Perceba que para a magistratura, as questoes orcamentarias nunca sao problema, nem que se tenha que retirar dinheiro dos servidores. Outro ponto e que o sinjusc ainda nem planejou os pedidos da data base. Estao em conluio? Tudo indica que sim. Compareca na assembleia e faca sua voz ser ouvida.
      Ja perdemos a reposicao do auxilio alimentacao que foi congelado. Sera que vamos perder nossa data-base? Com a palavra, o sinjusc.

      Excluir
  5. O TJSC é o Robin Hood às avessas, tira dos pobres (aposentandos) para dar para os ricos magistrados. Será que o Presidente do tribunal dorme bem com isso? não pesa na conciência dele?

    ResponderExcluir
  6. Uma comissão proposta pelo TJSC avaliou na tarde desta quinta-feira, dia 29, o Novo Plano de Cargos e salários (NPCS), proposto pela atual diretoria do SINJUSC. Mais detalhes serão apresentados no decorrer da próxima semana.
    Além disso, no próximo dia 12 de fevereiro está agendada uma nova reunião no Tribunal, objetivando um comparativo entre o antigo PCS e o Novo PCS.
    O presidente do SINJUSC, Laércio Raimundo Bianchi, adianta que o plano foi considerado bom.

    Na próxima quarta-feira, dia 12 de fevereiro, a administração do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) avaliará o Novo PCS. O objetivo é realizar um comparativo com o antigo PCS.

    Aguém sabe se houve esta reunião do dia 12/02? O SINJUSC nao se manifestou, como sempre. É muito descaso. Mas não se preocupem, qualquer coisa é só ingressar com mais ações judiciais. Este é o pseudo sindicalismo.

    ResponderExcluir
  7. Enquanto, isso no vizinho estado do PR:

    TJPR - PARALISAÇÃO FORTALECE ESPÍRITO DE LUTA
    25/02/2015
    Aos gritos de "Isonomia já", "renuncia, renuncia ao auxílio moradia" e "indecência é meter a mão na previdência" os servidores do Judiciário colocaram sua pauta nas ruas para o Tribunal de Justiça ouvir.
    A força do interior também marcou a quarta-feira de luta. O movimento se repetiu na mesma intensidade de ontem e parou dezenas de comarcas. "Mostramos unidade na luta. Estamos construindo um movimento coletivo que se consolidará com conquistas para os servidores", afirmou a diretora.
    Os próximos passos serão agora discutidos pelo Comando de Mobilização e Greve do Sindijus-PR. Uma reunião na sexta-feira, às 09 horas, vai avaliar os dois dias de paralisação e encaminhar o rumo da luta.
    "Participando do movimento os servidores comprovam a força de uma categoria mobilizada. Juntos transformaremos o Judiciário", convoca Andrea.

    http://sindijuspr.org.br/noticia/e8203paralisacao-fortalece-espirito-de-luta/6831

    ResponderExcluir