12/10/2014

Encontro da Experiência faz falta para a categoria

     Segundo informado na Assembleia Regional da Capital ocorrido em 30/09 na sede do SINJUSC, o Encontro da Experiência (ou antigo Encontro dos Aposentados), deverá ocorrer apenas no ano de 2015. O Presidente do Sindicato quando questionado por colega aposentado apenas se deu ao trabalho de dizer que o encontro ocorrerá no próximo ano. A experiência da categoria, naqueles que forjaram as lutas que nos construíram enquanto sindicato até hoje, não será escutada ou preservada em 2014.

     O “Encontro da Experiência” evoluiu do “Encontro dos Aposentados”. Parece bobagem a troca de nomenclatura, mas não é. Tem uma profunda ideologia por trás disto. O encontro, antes “para os aposentados” (dando a impressão que são excluídos da categoria) mudou para valorizar a “experiência”. Nesta nova concepção, o encontro buscou trazer para dentro da categoria um grupo de trabalhadores que ainda estavam dispostos a lutar e repassar seus conhecimentos, e o encontro passou a servir para toda a categoria apesar de ser feito com aposentados.

     As lutas que os aposentados estão dispostos a travar não são apenas pelos seus direitos específicos, mas pelos direitos de quem esta na ativa também. Suas lutas deixaram de ser lutas meramente corporativas e somaram-se as lutas mais amplas da categoria. O "Encontro da Experiência" passou a ajudar a construir um sindicato forte, nele, os aposentados passaram a expor suas experiências na construção da luta.

     Os aposentados do SINJUSC são especiais. Merecem todo o respeito e aplauso da nossa categoria. Construíram lutas que enchem de orgulho e honra os trabalhadores. Nunca se cansaram, mesmo com ondas desfavoráveis. Batalharam pelo aumento do auxílio-alimentação (mesmo recebendo apenas a metade), estiveram conosco nas greves, nas mobilizações, e deram exemplo de como se luta.

     O Encontro da Experiência era mais um ponto de convergência dos trabalhadores. Assim como as assembleias, os cursos, os debates. O principal não era aquilo que o sindicato oferecia aos seus membros aposentados; o principal era a experiência que eles repassavam aos mais novos, para aprenderem com a história de quem lutou para construir uma sociedade mais justa. Aos aposentados do judiciário todo o respeito e carinho que merecem dos trabalhadores ativos, vocês fazem muita falta para a categoria.

Um comentário:

  1. então,Claudio,eu nao entndo porque eles nao consideram a gente.Eu tentei falar,aquele chefao deles so gritava la na frente, nao deixou,não respeita aposentdos doents ,em tom de groseria disse que o assunto era pra falar com o presidte,eu nao entendo porque um sindicato contruido por todos nos, a atual diretoria,d se colocarem num pedestal de importancia , la em cima,que parece que nao somos sindicato mais,da medo at de olhar na cara daquele senhor chefao do sinjusc,que parece ser o pres do tj. Mas,tentei conversr entooo com o sr laercio,que so me disse isso,vou tomar todas as providencias,comole sempre diz,mas nao faz,falou que postaria na pag do sinusc,nao fez,colocaria no jornal nao colocou.Olha tenho a dizer o seguinte,vcs precisam respeitar mais os posentados do tj,afinal pagamos nossa contribuiçção e temos os mesmosdireitos,

    ResponderExcluir