09/04/2016

Inflação cai e futuro se apresenta melhor nos próximos meses

     
    O IPCA de março fechou no menor nível desde 2012. O número em março fechou em 0,43% e o acumulado nos últimos doze meses ficou em 9,39%, com tendência de queda. Os dados foram publicados hoje pelo IBGE. Com a redução da inflação, segundo economistas, há espaço também para o crescimento da própria economia e como falado num post anterior (CLIQUE AQUI), o aumento da produção com a redução da inflação não podem ser motivos para retirar direitos dos trabalhadores.

          Quando a crise econômica começa a se dissipar ou a amainar como parece acontecer agora, é importante que o cenário se apresente também como otimista. Para tanto é adequado que os discursos de "fim de mundo" e de baixos índices de reposição salarial apontados tanto pelo TJ como por associações que não representam ninguém, sejam revistos. Afinal de contas com um crescimento de mais de 8% nos três primeiros meses de 2016 não podem ser jogados pela janela.

          Inflação em queda (provavelmente em torno de 8,5% na data-base de maio) mostra que a reposição da inflação é aceitável pelos cofres do Tribunal de Justiça e ainda poderia ser considerado o ganho real, já que em 2014 isso não foi observado. Afinal de contas o não pagamento do abono de natal, mais o PL 05 trouxeram uma grande oxigenação para os cofre do TJ, e espero que não seja apenas para pagar as promoções dos magistrados.

2 comentários:

  1. A notícia de que a inflação caiu não passou no Jornal Nacional... estranho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque não caiu, apenas aumentou menos...

      Excluir