11/03/2016

Quanto vale um juiz?

     
Imagem do site rogerio.tv
          Um juiz pode "valer menos" que os Diretores Gerais do Tribunal de Justiça, ou mesmo que apenas Diretores do TJ, mas pode "valer mais" de 15 (quinze) Agentes, ou 8 (oito) Técnicos, ou 4 (quatro) Analistas (estes últimos também com formação em direito). Mas é importante afirmar aqui: Um juiz não tem preço! Mas vale muito! Vale o nosso direito de ir e vir, vale a nossa liberdade de expressão, vale o respeito às leis. Carlos Mário Velloso, ex-presidente do STF disse a célebre frase: "Juízes são homens, não anjos!", e sendo homens e mulheres precisam buscar mais e mais fomentar a sua humanidade. Deixar nosso lado "animal" no nosso passado antigo e buscar a humanização do judiciário, tornando-o mais belo.      


          Já passei por várias comarcas onde ouvi reclamação de servidores sobre vários juízes. Autoritarismo, perseguição e uma série de coisas que me faziam ter descrença no nosso judiciário. Mas também vi magistrados com preocupação profunda com trabalhadores e a sociedade. Vi juízes tornando a vida de funcionários "o diabo", levando-os a se internar, ficar afastados por meses por depressão. Mas vi Desembargadores também chegando cedo no Tribunal de Justiça bem antes das 6 da manhã para cumprirem sua função com muita dedicação e uma vontade indescritível. Não há, assim, como padronizar ou demonizar estes em detrimento daqueles, há que se lutar para que cada qual melhore no que for possível.

          Recebi novamente, infelizmente, um comunicado de uma amiga falando de situações de perseguição e autoritarismo dentro do judiciário. Alguns magistrados haviam feito coisas que não eram absolutamente necessárias. Fatos quase desumanos e revestidos de um sentimento que só parece ser descrito como ódio. É triste perceber isto, mas é importante também ver que há esperança noutros lados. O fato pode até ter sido isolado nessa comarca distante, mas infelizmente é fruto também de uma política que está se instalando em nossa sociedade. É sempre hora de parar e refletir sobre o que está acontecendo, como estamos vivendo e para onde estamos indo.

          Humanizar o judiciário é nossa missão. Está lá escrito. Infelizmente para as coisas saírem do papel e tomarem o lugar devido em nossas vidas há um longo caminho para percorrer. A desumanização está acontecendo em nossa sociedade e o judiciário é o reflexo disto pois nela está instituído. Um juiz não tem preço, vale muito para todos nós e é importante humanizá-lo mais e mais a cada dia, só assim o judiciário será um lugar melhor para trabalhar e para ajudar nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário