Imagem do site diversosedispersos.blogspot.com.br |
Ao escrever esse texto eu peço a compreensão dos amigos pois não consegui acompanhar a totalidade dos fatos. Foram muitos e dos mais diversos, mas é cabível aqui fazer algumas considerações que acho importantes. Vamos por partes:
PROMOÇÕES
Diferente do que faz pensar o título da notícia do SINJUSC "Promoções dos servidores serão retomadas", é importante lembrar aos colegas para lerem a notícia que diz "serão retomadas as análises". Ou seja, ainda irão ser analisadas as questões das promoções para efeitos de pagamento. Não é que pagamento já esteja acertado e será depositado, é na verdade a retomada da análise para efeitos de pagamento. Cabe, neste momento, aquela torcida para que a coisa realmente ande.
PLs na ALESC
ANISTIA DA GREVE
Sobre o PL da anistia dos dias parados pela greve de 2015, que não está em regime de urgência, foi feito pedido de vistas pela Deputada Luciani Carminati do PT. O projeto está com parecer contrário da PGE e obviamente que o Tribunal de Justiça também foi contrário na diligência que o projeto fez aqui. Ainda na Comissão de Constituição e Justiça, mas com parecer também contrário do Relator do Projeto na ALESC, o projeto agora aguarda o próximo movimento que deverá ser feito. Até então apenas ações protocolares foram realizadas neste sentido.
DISFUNÇÃO E TERCEIRIZAÇÃO
Os PLs 22/2013 e 27/2015, que são respectivamente os projetos que tratam da Disfunção e da Terceirização dos "Motoristas" do TJ. Primeiro é bom analisar aquilo que a diretoria do SINJUSC escreveu, seriam estes "projetos de origem do TJ e que beneficiam servidores"! Para! Para tudo! Quer dizer então que estes projetos BENEFICIAM os servidores? O projeto da disfunção que cancela toda a dívida que o TJ possui com os servidores que trabalhavam de forma quase gratuita para o TJ e que numa canetada faz sumir a disfunção é um "benefício aos servidores"? E o projeto de terceirização dos trabalhadores então também é um ganho? Eu estou tentando entender onde está o benefício para os trabalhadores nestes dois projetos e gostaria muito que o SINJUSC explicasse.
SCPREV
O SCPrev foi aprovado também, já com redação final e tudo. Nada pode ser alterado, nem a possibilidade dos trabalhadores participarem dos Conselhos Consultivos ou Deliberativos, ou seja, sobre o dinheiro dos trabalhadores quem irá mandar e desmandar será o próprio governador, os trabalhadores sequer terão direito a dizer o que pensam sobre onde estará sendo aplicado o seu dinheiro, o dinheiro de sua futura aposentadoria, e o que isto importa você pode perguntar? Isto poderá fazer com que o governo use o dinheiro de forma indevida e depois, por não ter responsabilidade pelo fundo, dizer que não há mais dinheiro para aposentadoria, e daí reduz-se o teto do vencimento.
NPCS
Este, com certeza um dos pontos mais esperados por todos nós. No texto que o SINJUSC exibiu na sua página diz: "A essência do projeto não sofreu modificações". Daí o colega me pergunta: "e o que isto quer dizer?". Bem, se a essência do projeto não sofreu modificações é porque o que não é essência do projeto, segundo o TJSC, sofreu, ou seja, o texto e o projeto não são mais os mesmos. São aquelas famosas inclusões feitas a pedido de alguém para mudar aquele texto original (que não é mais o original conforme a ATJ), e que podem trazer consigo alterações que distorcem totalmente o plano.
Também é importante lembrar que já havia repercussão financeira feita e apresentada na última sessão do Conselho de Gestão. Perceba que se o presidente determinou que fosse feita "nova repercussão financeira" sobre o agora terminado projeto do NPCS, quer dizer que houve sim alteração nos custos do projeto, senão o mesmo já estaria apto para ser votado pelo Conselho de Gestão e não necessitaria de nova repercussão.
Esses foram os pontos que conseguimos perceber neste dia movimentado. Muita coisa aconteceu, tanto no Tribunal de Justiça como na Assembleia Legislativa, muitas notícias foram publicadas pelo SINJUSC e pelo próprio Tribunal mas a possibilidade de diálogo da base com a categoria continua não existindo senão por canais alternativos. Amanhã deve sair informe sobre o abono de natal, na verdade um colega disse que já saiu a informação do Presidente Eleito dizendo que o pagamento deste ano não acontecerá, mas eu não tive a oportunidade de confirmar a notícia. Boa noite aos colegas e amanhã a gente escreve um pouco mais.
Este pl 27/2015 é uma afronta a Súmula nº 685 do STF que afirma "É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido". Motorista não pode virar TJa e ponto final!!! Como é que pode o TJ elaborar um projeto de lei tão claramente inconstitucional? Alguém me explica isso por favor!!! Como uma coisa tão absurda pode acontecer? Sou um dos aprovados muito bem colocados no edital 34/2014 mas o que eu vejo é que já vou assumir o cargo triste com o TJ... Uma pena!
ResponderExcluirQue ano terrível. Fracasso na greve, sem abono de Natal...
ResponderExcluirCláudio,
ResponderExcluirFiquei na seguinte dúvida quanto as promoções. Bom, evidentemente quando se fala em "análise das promoções" só relativas àquelas que vêm de Pós-Graduação, Cursos de especialização, etc.
Minha dúvida é no seguinte.. e quanto as promoções por tempo de serviço? COmo é meu caso, estou no TJ faz 4 anos e até agora não vi nem cheiro das tais letrinhas?! Elas existem? Onde vivem? Do que se alimentam? (rs) A pergunta final é: se esse tipo de "promoção" não depende de análise alguma, porque ainda esta travada?
Abraço,
Luiz
Luiz, pra mim são todas e não apenas as promoções por aperfeiçoamento. A análise, ao meu ver, não é pela questão da adequação dos cursos e carga horária, afinal, isto já está avaliado, o que se analisa é simplesmente a questão financeira e orçamentária, ou seja, tanto as promoções por aperfeiçoamento como por desempenho e tempo de serviço estão valendo nesta jogada. Abraço.
Excluirhahahaha bem vindo ao time da tristeza com o TJ fião!
ResponderExcluirPor aqui é sempre assim: se existe uma lei que beneficie o servidor, ela será ignorada. Se existe algo que possa ser feito contra o servidor, junta-se todas as jurisprudências para arrebentá-lo. Se existe alguma possibilidade de benefício aos magistrados, este com certeza será implantado e de forma retroativa a toque de caixa. E por ai vai..
Junta-se a isso uma direção sindical modorrenta, que absolutamente nada faz para o servidor e temos este cenário caótico.
Se quiser entrar mesmo no TJ, a primeira coisa a fazer é rasgar todas essas súmulas, PLs e leis que no mundo cor-de-rosa dos concursos estudamos.
Aqui os deuses são intocáveis..
Não gostei do que você falou... mas, infelizmente, é a mais pura realidade, isso tudo e muito mais, ou seja, a partir de 2008 pra cá foi só "lambada" no lombo do servidor, nos tratam como se nada fossemos... pena eu ter mais de 45 anos e 15 de judiciário, pois tenho muita vontade de passar em outro concurso e ir embora pra um órgão federal, não é grandes coisas, mas eles tem um sindicato melhor que estes imbecis que se acham os bons...
ExcluirAqui nos tratam como se fossemos judeus na época do nazismo na Europa...
A cada dia de trabalho aqui no TJ sinto uma tristeza profunda, principalmente pela não valorização do servidor por parte do TJ, mas uma grande parcela disso tbém é devido a este sindicato "pobre"...
Enfim o SINJUSC mostra a 4.ª versão desse NPCS ridículo o qual baixou o valor da referência em 400 reais, ou seja, no início do plano era o valor de R$1.926,05, agora será de R$1.526,50, ora, assim fica fácil de aprovar um plano para os "trouxas", será aprovação e implantação imediata, tudo como Eles querem e nós (trouxas) deveremos aceitar calados. Simples assim, em vez de ter 1.500,00 reais de aumento, terei apenas 230 reais com esse "novo" plano... devo agradecer ao sinjusc, obrigado e, "desculpa" tá??
ResponderExcluirAbaixo segue como era e como ficou...
http://www.sinjusc.org.br/downloads/minuta_final-_npcs.pdf
http://sinjusc.org.br/sistema/sys/componente_comum/tinymce/plugins/filemanager/source/NPCSVERSAOCORRIGIDA.pdf
SINJUSC disponibilizou a minuta do NPCS. Segue o link:
ResponderExcluirhttp://sinjusc.org.br/sistema/sys/componente_comum/tinymce/plugins/filemanager/source/NPCSVERSAOCORRIGIDA.pdf
Com referência ao adicional de qualificação, atentem na página 5, onde os percentuais não coincidem com o que está entre parênteses.
Processo Nº 591744-2015.1
ResponderExcluirNome PRES.TJ - GABINETE DA PRESIDENCIA
Assunto RESOLUÇÃO GP Nº 36/2015 - RETOMADA DA MOVIMENTAÇÃO DA MAGISTRATURA E PROMOÇÕES POR DESEMPENHO DOS SERVIDORES
Data da Entrada 27/11/2015 14:46:39
Última Movimentação DRH/DADP - DIVISAO DE ACOMPANHAMENTO E DESENV. DE PESSOAL
Data Última Movimentação 04/12/2015 16:03:56