Imagem do site idadecerta.com.br |
A discussão que foi feita várias vezes durante o processo de greve era o da necessidade de constituição de uma comissão paritária (que o SINJUSC nunca quis fazer), entre o Tribunal de Justiça e os Trabalhadores. Após apenas protocolar o projeto o SINJUSC saiu de cena, pois considerava "melhor" não tratar o assunto com o Tribunal de Justiça. Percebemos o que isto provocou.
Fico lembrando em 2011 (quando em meados do ano a ATJ e outras associações foram contrárias a greve da categoria em favor do PCS2, lançando notas e manifestos) e daí toda a mobilização só pode ser reconstruída ao final do ano. O processo avançou com as assembleias feitas na frente do Tribunal de Justiça até chegar ao Pleno, e mesmo com um parecer favorável do relator deliberou-se por esperar os 100 primeiros dias da gestão que estava a se implementar no ano seguinte (2012).
A história está aí para aprendermos com ela, claro, hoje quem está na direção do sindicato foi quem trabalhou contra as mobilizações da categoria, coisa que não terá da sua atual oposição. Mas a direção do SINJUSC segue a mesma trilha no sentido de não querer aprovar nada aparentemente, ao informarem que a proposta deverá estar de acordo com o orçamento do TJ surge a primeira pergunta: quanto dinheiro há no orçamento para o NPCS? O Diretor de Orçamento e Finanças vai produzir novo parecer em seu despacho "técnico"?
A segunda pergunta que fica é o que o SINJUSC vai acordar do NPCS sem que haja gastos para o Tribunal de Justiça? O SINJUSC vai ceder em tudo para o Tribunal de Justiça, prejudicando ainda mais os trabalhadores que sequer possuem garantido o seu direito legal de promoções?
Várias são as dúvidas que ficam e continua o trabalhador sem um centavo de aumento no bolso. É bom lembrar que hoje existe sessão na ALESC e até agora o ganho real da nossa categoria, mesmo que pequeno, sequer teve a possibilidade de ser votado, e é bom lembrar que ele não possui efeitos retroativos. Fica a dica.
Nao temos nem mais direito as promocoes de R$ 40,00... 5 anos sem qualquer ganho real... Ate agora sem PCS... Ate onde isso vai parar, ate onde vamos aturar esta situacao? Nao podemos esquecer que o tjsc gastou milhoes e milhoes de reais exclusivamente com a magistratura, enquanto os servidores sofrem as minguas... Chegamos em agosto e a unica certeza que temos e o desconto no fim do mes. Lastimavel, lamentavel, desanimador. Como trabalhar com afinco se o patrao nao demontra interesse? Queda na produtividade e aumento na taxa de congestionamento processual. Este e o quadro que se desponta.
ResponderExcluirUe? Se so agora demontraram simpatia, quer dizer que desconheciam completamente o Npcs?
ResponderExcluirEnquanto isso:
ResponderExcluir"Conta de luz subirá 3,61% no Estado
Reajuste da Celesc foi aprovado pela Aneel nesta terça-feira e é o segundo no ano"
http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2015/08/conta-de-luz-subira-3-61-no-estado-4816964.html
Professores estaduais (SC) fizeram greve e o governo já apresentou novo Plano de Carreira:
ResponderExcluirhttp://sinte-sc.org.br/carreira/sinte-recebe-as-diretrizes-do-novo-plano-de-carreira-do-magisterio/