07/04/2015

''Na paz devemos nos preparar para a guerra e na guerra devemos nos preparar para a paz'' (Sun Tzu)

   
Imagem do site: paladinodocerrado.blogspot.com.br
    O livro "A arte da guerra", de SUN TZU é importante para a nossa sociedade. Em administração somos obrigados a ler o texto e fazer nossas considerações. É utilizado por gurus da administração a fim de constituir suas bases teóricas em processo de negociação. Mas o livro também é utilizado por sociólogos, juristas, filósofos, historiadores... Muitos usam do conhecimento escrito por Sun Tzu, inclusive o Tribunal de Justiça. Ou seja, não basta conhecermos a Arte da Guerra, o TJ também conhece. O importante, como diz o autor, é estarmos preparados para a Guerra!


        Este post não pretende dar aula de administração, mesmo porque já faz tempo que eu estudei isto e não sinto vontade de relembrar algumas coisas. Mas o importante é aquilo que fica na memória da gente e aquilo que a gente realmente utilizou. Uma outra frase de Sun Tzu e que acho importante é que o "verdadeiro objetivo da guerra é a paz", ou seja, estejamos preparados sempre para guerrear, pois daí estaremos preparados efetivamente para a paz.

        Não se trata de dizer que "caso haja uma greve" nós devemos estar preparados. Não se trata de afirmar que "se acontecer uma greve" nós devemos fazer isto ou aquilo. O importante é tratar o fato como consumado. Como algo pronto e definido, como a categoria bem apontou na assembleia do dia 31 de março. Não há retorno sem algum posicionamento do Tribunal de Justiça. E como o Tribunal de Justiça não apresentou nada até o presente momento a posição da categoria é também clara. GREVE! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário