05/09/2016

"...sem nenhuma expectativa de recuperação das perdas inflacionárias"

 
Imagem do site www.sinjusc.org.br

           A direção do SINJUSC afirmou na assembleia regional de Florianópolis (20/06), que a Administração do Tribunal de Justiça reconhecia de forma tácita"...a reposição salarial de 9,2783%, inflação acumulada dos últimos 12 meses, com base no mês de abril de 2016". Contudo, no requerimento encaminhado ao Desembargador Relator do projeto de extinção da VPNI, datado de 27 de julho de 2016 (ou seja, um mês depois da assembleia) que os servidores do judiciário, tendo reposição "zero" na data-base de maio estão "sem nenhuma expectativa de reposição de perdas inflacionárias". A dúvida que surge é qual motivo leva o sindicato a afirmar para a categoria que a inflação será reposta aos trabalhadores mas no requerimento ao Desembargador Relator diz que não há expectativa de reposição?

          O Tribunal de Justiça reconheceu 3% de reposição parcial da inflação retroativo à maio de 2016, mas com pagamento apenas a partir de agosto (atrasados serão pagos quando o TJ tiver dinheiro "para os trabalhadores"). Nisto tivemos uma perda de 6,2783% em relação a maio e mais 1,65% até o cálculo de julho, ou seja, já chegamos a uma perda de 7,9283%, sem contar o período de agosto que se concluiu. Estamos no mínimo 8% mais pobres que em 2015 e pela fala da direção do SINJUSC não há expectativa de pagamento da inflação que vai se somando mês à mês.

          A diferença do discurso feito para a categoria (com objetivo de acalma-la) para o discurso feito para a administração (também para acalmá-la) faz o sindicato perder aquilo que é de mais importante, ou seja, sua confiança. Não se pode ser de confiança quando há informações divergentes saindo da mesma boca. Se não há expectativa de reposição inflacionária aos trabalhadores qual foi o motivo de em junho o SINJUSC afirmar que o Tribunal iria repor a inflação na data-base? Boa vontade? Discurso anti-crise? O importante é ter um único discurso, seja para a administração ou os trabalhadores, pois é na confiança que um sindicato ganha e tem força.

Um comentário:

  1. E as assembleias regionais e geral? Onde esta a coragem sinjusc? Fracassados... Precisa ter culhoes para representar um sindicato, sr laercio. As urnas mostrarao o descontentamento geral!

    Greve e mais greve. So isso o tj entende e nos respeita.

    ResponderExcluir