Imagem do site www.duvida-metodica.blogspot.com |
Não se trata aqui de fazer uma discussão sobre sermos otimistas ou pessimistas. Não se trata de olhar "o copo" e ver se ele esta meio cheio ou meio vazio. Trata-se de dizer que o copo deveria estar mais cheio, pois a "sede" pela falta de água cresce na mesma proporção que o tempo passa, afinal, a inflação de maio é diferente da inflação de agosto e o percentual "retroativo" ficou pra um futuro incerto.
Na faculdade, para continuar a discussão sobre o copo meio cheio e meio vazio um professor fazia outra brincadeira. Perguntava sobre a temperatura média do corpo de uma pessoa saudável, que deveria ser de 36º, e então perguntava sobre a saúde deste corpo indicando que a cabeça estava num forno muito quente, e os pés estavam num congelador. Ou seja, a média era de 36º, mas infelizmente o corpo estava morto.
Menos de 1/3 da inflação pretérita demonstra que temos ainda uma defasagem maior do que começamos o ano. Se contarmos ainda o aumento do IPREV percebemos que hoje temos muito menos dinheiro do que um ano atrás. Assim, a pergunta que fica é ganhamos apenas 1/3 ou perdemos mais de 2/3 da inflação em 2016?
Como se pode ganhar 3, se a conta parte de menos 9, não é mesmo?! No mínimo, perdemos 6!
ResponderExcluir