27/05/2016

Somos todos juízes?

       
Imagem do site www.amma.com.br
  A Associação de Magistrados Brasileiros lançou este mês a campanha #Somostodosjuizes, onde apresenta uma série de vídeos que tenta demonstrar a importância do trabalho da magistratura para a sociedade, tratando de humanizar o processo de decisão e aproximar a magistratura da sociedade. Mas a pergunta real é: somos realmente todos juízes? 

          
          Obviamente que todos nós fazemos julgamentos diariamente desde o dia em que nascemos. Julgamos aquilo que é melhor para nós, julgamos as ações que devemos tomar, julgamos os outros por seus atos, mas diferente do magistrado não temos o direito de decidir, de interferir na vida alheia, não temos o poder instituído de dizer: isto pode e aquilo não pode. Assim, não somos todos juízes.

          Se todos fossemos juízes todos teriam moradia (afinal teriam auxílio-moradia); se todos fossemos juízes teríamos um salário digno (afinal iniciam uma carreira com R$ 22.521,20), se todos fossemos juízes não precisaríamos esperar pela justiça (afinal os pagamentos são feitos de forma administrativa), se todos fossemos juízes teríamos vagas privativas, gabinetes privativos, assessores à disposição e tantas e tantas coisas que, afinal, não seria tão difícil viver.

          Humanizar o magistrado é importante, uma boa parte da magistratura precisa novamente ser humanizada, precisa entender como vive e pensa um ser-humano comum, que possui uma jornada de trabalho longa, que ganha pouco, que fica doente, que bate-ponto, que é mandado, que sofre pressão, que vive com muito pouco apesar de se dedicar muito. Para isto é importante humanizar o juiz, e não é com uma propaganda desenvolvida por uma empresa de marketing que teremos melhores juízes, com certeza não.

PS. Se quiser acessar a campanha, CLIQUE AQUI!

10 comentários:

  1. AGORA FICAM GOZANDO DA NOSSA CARA... É O FIM DA PICADA... O FIM DO MUNDO!!!

    GARREI UM NOJO DE DES. E JUIZ QUE TU NÃO FAZ IDEIA...

    ResponderExcluir
  2. Se todos somos juízes, vou aproveitar o meu poder de juiz para fazer justiça e acabar com as desigualdades que estamos vivenciando dentro do judiciário, determinando o fim de 2(dois) mundos dentro do mesmo! Que se faça a migração da "nossa classe" para o mundo dos "servidores"! Pelo fim de desigualdades dentro do Judiciário Catarinense? Alguém aí concorda?

    ResponderExcluir
  3. Se for esperto estuda e vira um deles ou, então, casa com um... E vamos à greve, pois mais um ano sem aumento não dá.

    ResponderExcluir
  4. parece até deboche.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humanizar? O que é isso? Hum... Já sei, vou cancelar a decisão terminativa cassando a liminar que assegurou a aposentadoria especial com paridade e integralidade aos policiais civis.

      Excluir
  5. Eles são juízes. Nós #somostodosotários

    ResponderExcluir
  6. SINJUSC = PIOR SINDICATO DO BRASIL

    FORA LAÉRCIO!! RECONHEÇA SUA INCOMPETÊNCIA NA FRENTE DA DIREÇÃO DE UM SINDICATO.

    ResponderExcluir
  7. A questão é que a intenção da campanha não é humanizar os Juízes, e sim que a sociedade tenha uma visão humanizada dos Juízes..

    ResponderExcluir