03/05/2016

Mesmo com queda de arrecadação o caixa de SC cresce 24,11% no quadrimestre

       
Imagem do Portal da Transparência de SC
  Estranho não é? E afirmo também que fiquei espantado com a informação. Mas eu sempre gosto de olhar o Portal da Transparência do Governo do Estado para não ficar só com aqueles analistas políticos que são os verdadeiros "bocas alugadas". O fato está aí publicado na foto que ilustra este post. Comparado com primeiro quadrimestre de 2015, Santa Catarina cresceu em arrecadação 24,11% no primeiro quadrimestre de 2016.


          Os dados vem principalmente das Receitas de Capital, ou seja, dinheiro sobre dinheiro, ou os juros. Para se ter uma ideia de quanto isto representa é bom perceber basicamente o mês de abril de 2016: 12.499,13% (doze mil, quatrocentos e noventa e nove, treze por cento), ou seja, quase R$ 885 milhões de reais apenas com Receitas de Capital. Apenas em abril um crescimento das contas do estado de quase 50% (49,59%).

          O cenário não é bonito, com certeza, mas neste e no próximo trimestre teremos uma queda significativa da inflação e aparentemente a economia já chegou no fundo do poço (os dados são do Departamento Econômico do Bradesco). Houve uma estabilidade a partir de outubro na importação de bens de capital; crescimento da importação de bens intermediários; melhora no nível da utilização da capacidade instalada entre outros fatores fazem a economia melhorar neste momento, contudo o cenário não é bom para os trabalhadores (eu disse trabalhadores).

          A inflação vai fechar em torno de 9,5% na nossa data-base. O primeiro quadrimestre de 2016 possui um crescimento no caixa do governo do estado de dar inveja à qualquer estado e país do mundo, 24,11% não é para qualquer um. Nisto alguns ainda acham que o percentual de reposição de 3% (6,5% abaixo da inflação) é para ser comemorado. A matemática só é ruim para os trabalhadores.

11 comentários:

  1. O pessoal faz vestibular pra direito pra fugir dos números. Mal sabem eles que fugir dos números é pedir pra ser enganado. O duodécimo, que paga nosso vencimento e nosso auxílio alimentação, vai crescendo bem acima da inflação, porque é uma parcela fixa da arrecadação.

    Agora se esse dinheiro não tá vindo pros trabalhadores é porque tá indo pra outro lugar. A ATJ já mostrou que quer o dinheiro só pros técnicos com superior em direito. O TJ já apontou que vai ceder gratificação pra magistratura. E o SINJUSC, de que lado está?

    Alan, 30675

    ResponderExcluir
  2. Vergonha, descaso, asco, depressao. Estes sao os meus sentimentos em relacao ao tjsc. Uma empresa onde o funcionario se sente assim esta com os dias contados. Produtividade ZERO!

    ResponderExcluir
  3. É só parar de pagar auxílio-moradia que sobrará dinheiro para o Judiciário. Aliás, a Res. 199/2014 do CNJ veda a concessão de auxílio-moradia a juízes aposentados. Será que o TJSC aplica essa Resolução?

    ResponderExcluir
  4. Como vem acontecendo todos os meses, sem exceção, mais promoções exclusivas à magistratura sendo aprovadas no Pleno hoje (04/05):

    Tribunal Pleno, em sessão, promove juízes para comarcas de Rio do Sul e Araquari
    04/05/2016 11:43

    Em sessão realizada na manhã desta quarta-feira (4/5), o Tribunal Pleno promoveu os magistrados Rodrigo Tavares Miranda e Cristina Paul Cunha Bogo para, respectivamente, os cargos de juiz da Vara da Família, Órfãos, Sucessões e Infância e Juventude da comarca de Rio do Sul e juíza da comarca de Araquari. A promoção do juiz Rodrigo ocorreu pelo critério de merecimento, enquanto a promoção da juíza Cristina obedeceu critério de antiguidade.

    http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/tribunal-pleno-em-sessao-promove-juizes-para-comarcas-de-rio-do-sul-e-araquari

    SOBRE ISSO, A DIRETORIA DO SINJUSC NÃO SE MANIFESTA! CRISE, QUE CRISE? CRISE AFETA SÓ O BOLSO DO SERVIDOR, AQUELE QUE MENOS GANHA.
    Minha promoção é meu salário e o TJSC não está pagando. TJSC está atrasando suas obrigações, não pagando nossos direitos.

    Com pedidos de um novo Plano de Cargos e o TJ sequer se esforça pra pagar nossas promoções. Sem falar na data-base de 3% (previsto). Se já estamos bem atrás dos outros órgãos, agora ficaremos no chão, na lama, no fundo do poço.

    ResponderExcluir
  5. Assembléia-Geral do SINDALESC (Sindicato dos Servidores da Assembléia Legislativa-SC):

    "Entre as principais discussões da Assembleia Geral alguns pontos importantes ficaram decididos como a solicitação do índice de reposição salarial para o próximo mês de maio, em 11,56% e o imediato encaminhamento do Projeto que viabiliza a transformação em pecúnia das Licenças Prêmios vencidas."

    "Outros pontos de pauta foram discutidos e deverão ser encaminhados à Mesa Diretora como o Reajuste do Vale Alimentação, do Auxílio Educação, e dos Auxílios de Pós-Graduação em todos os níveis."

    http://www.sindalesc.org.br/noticias/sindalesc-na-luta-em-2016-0

    Enquanto isso, o SINJUSC repousa tranquilo.

    ResponderExcluir
  6. TCE, MP, ALESC, todos continuam promovendo seus servidores, seja por desempenho, seja por tempo de serviço. VPNI e Abono Permanência sendo pagos em dia. Tudo confirmado nos Diários eletrônicos disponíveis para consulta.

    O que houve com o TJSC?

    ResponderExcluir
  7. A queda é só pra nós. Isso precisa ser mostrado para toda a sociedade, estampado em jornais. Mas é pedir demais pros jornais dos Sirotsky, né?

    Douglas M. Silva
    25678

    ResponderExcluir
  8. So quero ver no dia 16. Nao havera negociacao. O tribunal anuncia os 3% e o laercio agradecera a bondade. E muito fraco e sem coragem. Nao vejo a hora de trocarmos a diretoria.

    ResponderExcluir
  9. Então tivemos aumento no repasse do duodécimo, sem contar com as previsões de contratações não efetivadas, aposentadorias, etc.. O "cofre" do TJSC está bem na foto. E a data base ohhhh!!!!

    Valfrida de Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, esta correndo um boato de que com a redução para 6hs o auxilío-alimentação seria cortado. Alguém ouviu alguma coisa?

    ResponderExcluir
  11. Cláudio,

    Último "boato" que correu forte hoje é de que o TJ já bateu o martelo e o presidente já decidiu sobre a data-base. No próximo Pleno será informado aos Desembargadores.

    Reajuste de 0% e alteração para 6 horas diárias (13:00 às 19:00).

    Tá sabendo de algo?

    ResponderExcluir