07/03/2016

SINJUSC, um sindicato de muitas ações.......(judiciais)

Imagem do site oseleitoralistas.com.br
          Sindicato é movimento, é luta, é batalha, é acordar cedo e ir dormir tarde, é estar na porta dos gabinetes dos Deputados, é estar em audiência com a administração do Tribunal, é ir conversar e negociar com os Desembargadores, é visitar a base, é fazer assembleia regional, assembléia geral, é fazer Congresso, é correr atrás. Tudo isto hoje parece distante, algo que já pode ter existido mas que não é mais parte de nossas vidas. Atualmente o SINJUSC virou um escritório de advocacia e um aparelho burocrático a fim de protocolar pedidos.

          O sindicalismo pode ser feito assim? Até pode, mas eu não considero o correto. Ao judicializar todas as questões o SINJUSC coloca na mão do nosso "patrão" o direito de dizer, agora com determinação legal, o que podemos ou não fazer. Ao negar a política no processo de discussão o sindicato aumenta o volume de processos que entopem o judiciário, retira o poder de negociação que existe na força e na unidade da categoria, coloca na mão dos nossos adversários o poder de decidir sobre o nosso futuro.

          Defender os interesses dos trabalhadores é função precípua do sindicato. Se para isto tivermos que ingressar com ações judiciais é importante que se tomem as medidas necessárias. Mas é importante também saber qual é a hora de fazer isto, em qual momento, e saber avaliar se a força da categoria pode ser a melhor arma do que as petições que se somam e rodam no Tribunal de Justiça de escaninho em escaninho.

Um comentário:

  1. OS INCOMPETENTES DO JURÍDICO DO SINJUSC SÓ COLETAM JURISPRUDÊNCIA DESFAVORÁVEL! NESSE MEIO TEMPO TEVE DIRETOR DO SINDICATO QUE GANHOU 50 MIL REAIS NA FOLHA!!

    ResponderExcluir