14/03/2016

O SINJUSC e o mistério das assembleias

 
Imagem do site www.sinjusc.org.br
        Não há um número certo de assembleias que um sindicato deve fazer ao ano. Uma ao menos está estipulada em nosso estatuto, a de "prestação de contas", denominada Assembleia Geral Ordinária. Fora isto o sindicato pode e deve fazer quantas assembleias achar adequado a fim de dar caráter democrático e de luta à sua gestão. Em 2016 ainda não foi marcada nenhuma assembleia geral da categoria, diferente de 2015.


          No primeiro ano de gestão da atual administração do SINJUSC aconteceu apenas uma assembleia geral extraordinária. Aconteceu em Fraiburgo, no mês de julho após a data-base, ou seja, não se construiu uma pauta para o ano de 2014, esperou-se o Tribunal decidir o que fazer e depois aceitou-se tudo com a maior boa-vontade. Dali o SINJUSC decidiu que faria um projeto de plano para entregar ao Tribunal de Justiça em 90 dias.

           A segunda assembleia geral da atual gestão aconteceu apenas em fevereiro de 2015 em Lages. Naquela assembleia, todos se lembram, a direção do sindicato já na primeira fala do presidente deu o indicativo de greve, constituiu-se um comando de greve e se saiu dali sem uma pauta (tirando o NPCS) de reivindicações, marcou-se então nova assembleia geral para final de março (a fim de ter tempo para organizar as coisas).

          A terceira assembleia geral então aconteceu em Florianópolis. A direção do sindicato chegou sem apresentar nenhuma proposta real para a categoria (o prazo dado em Lages para organização de nada valeu para a direção), apenas uma disposição em "apoiar" o que a categoria decidisse fazer. E a categoria deliberou pela greve, mas parece que a direção não deu "todo aquele apoio necessário".

          Mais duas assembleias ocorreram em Florianópolis, uma mobilizadora, outra, com objetivo de encerrar o movimento grevista. Em ambas, uma direção do sindicato que não apontava para lugar algum, apenas diziam "vão tocando a greve" na primeira e na segunda afirmando "é necessário sair da greve". 

          A última assembleia geral aconteceu então no pós-greve, em Balneário Camboriú. Uma assembleia esvaziada em relação aquelas anteriores em Florianópolis. A pauta quase que exclusiva foi a apreciação das contas de 2013 (gestão antiga) e 2014 (gestão atual). Além disto, durante esta assembleia, apenas um informe sobre alguns "gastos de greve".

          Seis assembleias aconteceram até agora e entramos no último ano desta gestão do sindicato. Praticamente estamos na metade do mês de março, o sindicato disse que faria várias assembleias regionais pelo estado (até agora nenhuma foi vista). A lógica diria que após as regionais deveria haver uma assembleia geral em Florianópolis a fim de convalidar o que fosse debatido. Até agora nenhuma notícia sobre isto pontuou a direção do SINJUSC. O tempo passa e a nossa data-base está às portas.

          Em 2015, nestas alturas do campeonato (março), já havíamos feito uma assembleia geral que indicava greve, e estávamos prontos para deliberar o movimento em 30 de março. Hoje é 14 de março de 2016. Diferentemente o SINJUSC foge de assembleias e não diz para onde devemos caminhar.

3 comentários:

  1. Parabéns para os magistrados!

    A partir de fevereiro/2016 todos que estiverem substituindo e cooperando já receberão a tal gratificação especial (ainda faltam os retroativos, mas já é um começo):

    R$ 2.724,33 - GRAT RES 34/11-CUMULACAO

    Quase o salário base de TJA!

    Parabéns SINJUSC, pelo apoio aos pleitos da magistratura! Em abril vem mais um reajuste do subsídio de quase 8%. E o SINJUSC não opina, não forma opiniões, nem marca assembléia. A URV vai ter recurso e não receberemos tão cedo (talvez em outra vida).

    PS.: Dúvidas, consultem o Portal da Transparência de fevereiro/2016.

    ResponderExcluir
  2. É óbvio que a atual gestão já acabou. Só estão esperando o fim do mandato. Esse ano será totalmente perdido para a categoria. Nem data base teremos.

    ResponderExcluir
  3. Sindicato dos servidores do TJRS já fizeram assembléia geral com indicativo de greve geral:

    http://sindjus2.hospedagemdesites.ws/site/

    http://sindjus2.hospedagemdesites.ws/site/arquivos/assembleia_geral.jpg

    ResponderExcluir