01/12/2015

E chegamos em dezembro de 2015

Imagem do site nylagoa.wordpress.com
          Parecia distante lá em janeiro mas acabamos de adentrar em dezembro. A eleição para o novo Presidente do Tribunal de Justiça acontecerá amanhã (02/12) na sessão do Tribunal Pleno e há apenas uma chapa concorrendo aos cargos diretivos do TJSC. O ano começou com uma greve impulsionada pela direção do sindicato durou quase 50 dias e os descontos seguirão por 2016. Enquanto isto um Novo Plano de Cargos e Salários está sendo confabulado entre direção do TJ e do SINJUSC, contudo, apenas os trabalhadores não podem saber o que dali surgirá.

          O ano ainda não se encerrou, é bom lembrar. 2014 só terminou para os trabalhadores do judiciário quando foi pago, quase no carnaval de 2015, o "vale peru" ou seja, virou "vale abadá". Em 2015 há este "silêncio ensurdecedor" que nos aflige os ouvidos por conta do NPCS. Há uma divergência entre aquilo que foi aprovado pela categoria e aquilo que vem sendo dito pelos órgãos "extra-oficiais" do SINJUSC, como a ATJ, que faz pensar que tudo aquilo que havia sido acordado agora é letra morta. Ontem ainda um dirigente do SINJUSC postou num grupo de whatsapp sobre a apresentação do projeto do NPCS: "publicaremos no momento oportuno". Faz-me lembrar das famosas frases: "temos uma carta na manga" e "desenvolvemos uma estratégia brilhante" que existiam na greve de 2015 (deu no que deu).

          O NPCS não foi para apreciação do Tribunal Pleno em novembro como havia afirmado o sindicato em 21 de agosto (clique aqui). Sequer foi apreciado ainda pelo Conselho de Gestão e ao que se sabe há ajustes e acordos que não foram revelados (talvez em momento oportuno o seja). Enquanto isto os trabalhadores são "conclamados" a participar de uma assembleia unificada com os demais sindicatos, mas não se falou em ônibus, não se falou em transporte, não se fez uma panfletagem ou comunicado mais próximo e pessoal, apenas publicou-se um cartaz na página do SINJUSC a fim de enfrentar o Governo do Estado e quase todos os Deputados contra o aumento da alíquota de 11% para 14%.

          2015 vai chegando ao seu desfecho. Confesso que fico atônito com o que está ocorrendo e não encontro espaço para expor isto além das linhas deste blog. O abono de natal alguns dizem já estar garantido e outros dizem ter certeza que não será pago. O NPCS "avança" mas já não é aquele NPCS aprovado e com possível "enquadramento cego", seja lá o que isto queira dizer. Aumento da alíquota de de imposto previdenciário tramitando na ALESC em regime de urgência e a desmobilização "adequada" do SINJUSC. Num ano que começou com um presidente do SINJUSC batendo na mesa na assembleia de Lages, tratando da administração do TJ como "...aquela P* do Tribunal de Justiça!" e terminando com dirigente "jogando farinha" em deputado eu fico imaginando o que virá neste NPCS ou sobre o Abono de Natal! Parece que este ano nunca termina!

5 comentários:

  1. Saiu uma noticia do Felipe Alves, parece que não rola mesmo o abono de fim de ano.

    ResponderExcluir
  2. Um livro! Dá um bom livro! De humo negro. O mais fatídico é que o deplorável modus operandi desses irresponsáveis atinge diretamente o bolso e a qualidade de vida de milhares de famílias. Famílias que estão tendo que apertar os cintos, famílias endividadas, famílias desmotivadas e angustiadas com os reflexos das perdas acumuladas. É surreal a gama de prejuízos que o servidor do judiciário catarinense acumulou em 02 anos desastrosos. Pior é ter que engolir esse misto de pepino com abacaxi durante mais 365 dias. Ai, meu Deus! Dai-nos energia, paciência e ânimo pras necessárias e urgentes mudanças!!!

    ResponderExcluir
  3. http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/293687-293687funcionarios-publicos-estaduais-vao-ficar-sem-bonus-de-natal-neste-ano.html

    ResponderExcluir
  4. http://www.ndonline.com.br/florianopolis/noticias/293687-293687funcionarios-publicos-estaduais-vao-ficar-sem-bonus-de-natal-neste-ano.html

    ResponderExcluir
  5. "Ministério público de Santa Catarina já se manifestou oficialmente que não pagará o Abono de Natal este ano. Não há posição oficial do TJSC, mas este parece ser o caminho a ser seguido, assim também pelos demais poderes."

    Informação foi repassada pela direção do Sindicato dos Servidores do Ministério Público.16:48

    Fonte: http://www.atjsc.net/index.php/component/content/?view=featured


    SERÁ QUE É: "PEGA NA MENTIRA..."

    ResponderExcluir