17/12/2015

2015: Sou servidor e não desisto nunca!

          Pode parecer coisa da minha cabeça, mas eu sempre acredito que o ciclo se fecha no final do ano! Sempre desejo, do fundo do meu ser, que o ano que se inicia seja melhor! E também procuro fazer a minha parte para que seja!

          Participei, por mais de uma década, da direção do SINJUSC!

          Não lembro de ter perdido amigos ou deixado de me relacionar com colegas pela posição que tive enquanto direção. Sempre respeitei posição contrária!

          Ouvi inúmeras vezes que a nossa direção batia de frente com o TJSC e que isso não levava a nada. Nem por isso mudei minha forma de agir e pensar, quando tinha convicção! Mudei de posição quando fui convencida! 

          Abraçamos o prédio do Fórum da capital, subimos na balança para nos fazer representar, fizemos passeatas, distribuímos abacaxi, comemos "arroz carreteiro" num meio prato junto com os aposentados, montamos barraca, fizemos acampamento em frente ao TJ, compusemos e desfizemos mesas de negociação, produzimos material para as mais diversas campanhas...

          Vivenciei o tempo em que nos era facultado ampliar a carga horária, de seis para oito horas, em troca de vale-alimentação (em 1997, quem fez a opção recebeu R$ 200,00) e aceitamos aumento de vale-alimentação quando não havia recursos para ampliar salário. Conquistamos a reposição inflacionária em nosso salário em mais de 64% em 2006, garantimos a data-base naquele mesmo plano. Tudo fruto de muita luta!

          Foram muitas greves, paralisações, desligar as máquinas, vigílias... Sempre firmes, mas respeitosas! Nossos objetivos sempre foram claros e compartilhados com toda a categoria!

          Reconheço que não conseguimos atrair os novos! A alternância pode ser salutar, mas tem que ter responsabilidade. Como permitimos que assumisse a nossa direção uma Chapa que sequer conseguiu apresentar uma nominata completa para todos os cargos? Onde estão os representantes do Extremo Oeste? Do Sul? Do Norte?

          Como já disse no grupo dos TSI's, nunca perdi tanto em tão pouco tempo. Quando digo perdi, não estou falando do meu umbigo apenas. Falo enquanto Trabalhadora do Judiciário. Me coloco no lugar dos aposentados também, que mais um ano vão terminar com menos dignidade, se é que alguém está preocupado com isso. 

          Eu não deixei de lutar. Mesmo alertando os colegas durante as eleições que a política do "cafezinho" não tem espaço dentro desse Poder, não fugi da luta. Reconheci a vitória dos nossos adversários e participei das assembleias, da greve, do movimento na minha comarca. 

          Que o sentir na pele a falta de liderança nos faça mais espertos nesse ano de 2016!

          Eu não escolhi pagar prá ver...

Nedi Teresinha de Villa Moreira - São Miguel do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário