10/02/2015

Abono de Natal dos Aposentados foi negado pelo TJ?

      A postagem é apenas para afirmar aquilo que estava, desde o início posto, quando o SINJUSC, ao invés de decidir por ação política, quando o TJ negou o pagamento do auxílio-alimentação extraordinário aos servidores aposentados, decidiu por ingressar com ação judicial. Assim, o SINJUSC além de perder a ação constituiu jurisprudência contrária aos trabalhadores.

      A ação judicial interposta pelo SINJUSC foi simplesmente a ação mais perdida que a entidade poderia tomar. Com a edição da Lei Complementar 16.604/2015 os trabalhadores aposentados deveriam ser consultados sobre qual medida tomar, e não o ingresso imediato com ação judicial. Recolocar no colo do TJ a decisão sobre o que fazer é tirar a arma da mão do trabalhador e devolve-la ao Tribunal. Ou seja, foi a pior ação que o sindicato poderia ter tomado neste momento.

      Escutar a categoria, escutar os trabalhadores é função precípua do seu sindicato. Escutar, discutir, debater é a melhor forma de tomar as decisões. A Diretoria do SINJUSC tomou a decisão mais arbitrária sobre o que fazer no caso. Perdeu na liminar e dificilmente ganhará a ação já que a Procuradoria Geral do Estado é contrária ao pedido e o Presidente do TJ já se posicionou, também, contrário ao pagamento.


      Submeter-se as deliberações da categoria é fundamental, torna o sindicato mais acessível aos trabalhadores também, a ação do SINJUSC foi prejudicial aos trabalhadores aposentados. Se a Diretoria do SINJUSC era contra o pagamento, deveria ter a coragem de explicitar isto desde o início da discussão e não agir pelas costas dos trabalhadores aposentados.

4 comentários:

  1. O abono foi recusado pela atual diretoria do SINJUSC. Não houve sequer um manifesto ao ato do TJSC, nenhuma manifestação. Nenhuma nota de repúdio no site. Quem cala, consente! Falta atitude sindical, e muita. Isto parece mais uma associação do que um sindicato. Pior é que tudo indica ser uma associação em prol dos interesses do TJSC.

    ResponderExcluir
  2. O SINJUSC não vai se manifestar sobre o possível corte da licença prêmio, do adicional por tempo de serviço e da aposentadoria integral?

    ResponderExcluir
  3. SINJUSC hoje - Entidade representativa que não nos representa. Representa cinicamente os interesses do patronato. Vanessa

    ResponderExcluir
  4. O SINJUSC em parceria com TJSC.resolveram a situaçao dos APOSENTADOS falcatrua para o nao pagamento extra do ABONO DE NATAL AI pessoal que tal desistirmos desse sindicato.

    ResponderExcluir