16/01/2015

Crescimento da arrecadação em SC é o dobro da reposição salarial no TJSC

     Foi publicado o índice de crescimento da arrecadação do Estado no ano de 2014. A arrecadação do estado subiu 11,32% em 2014 em relação ao ano anterior. A “expansão é a maior do país entre aqueles que obtêm maiores somas”. A meta de crescimento pela qual foi construído o orçamento de 2014, 9,84% foi superada em quase 2,5%, ou seja, um crescimento de quase 20% entre o orçado e o efetivado. Enquanto isto o salário do trabalhador é reajustado apenas pela inflação, que foi praticamente a metade do crescimento da arrecadação.

     Num orçamento de R$ 1 Bilhão como o orçamento do judiciário catarinense em 2014, o crescimento de 11,32% de um ano para o outro representa R$ 113 milhões, ou seja, quase a totalidade para o pagamento do PCS que foi arquivado em 2013. Grande parte deste incremento de arrecadação deu-se, segundo o Secretário da Fazenda Antônio Gavazoni, por conta do incremento nas operações contra a sonegação.

     O crescimento da arrecadação deve possibilitar o afrouxamento com o pagamento de salário dos trabalhadores (não gratificações, pois estas são discricionárias), que apenas tem acompanhado a inflação nos últimos anos. Com o crescimento do orçamento do judiciário há sim a possibilidade de incremento imediato do NPCS. Talvez por isto o Tribunal de Justiça decidiu deixar o sindicato de fora já na primeira reunião do ano. Quem viver verá.

4 comentários:

  1. Só há uma solução... GREVE JÁ!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer apenas uma pergunta: qual patrão daria aumento a um funcionário q não se mobiliza de maneira séria? SÓ NA GREVE GALERA!!!!

    ResponderExcluir
  3. Prezado Cláudio,

    Permita-me trazer um LINK interessante, para que os servidores mais novos possam se espelhar:

    "A exemplo do que ocorre na Justiça paulista, os servidores do Judiciário de Santa Catarina decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (20/09/2004). De acordo com o Sinjusc (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina), 70% dos 3.700 funcionários da ativa aderiram ao movimento"

    http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/37055/judiciario+de+santa+catarina+tambem+entra+em+greve.shtml

    ResponderExcluir
  4. Cláudio,

    Dinheiro tem de sobra. Tanto que está sendo distribuído para a magistratura nestes últimos anos. O dinheiro está sendo desviado do servidor para a magistratura. Há um represamento do orçamento para pagamento dos atrasados. Muito simples seria a aplicação de um reajuste real de apenas 4% no nosso salário, mas sequer isto é feito. Faz muito tempo que o dinheiro não é destinado à valorização dos servidores. O dinheiro somente irá para valorização do servidor, depois que exigirmos respeito.
    Quem perde é a sociedade.
    Com a falta de valorização, o servidor pouco trabalha ou se mostra completamente desmotivado e acaba se dedicando para outros concursos que pagam melhor, que hoje em dia significam quase a totalidade, pois somos os mais mal remunerados e valorizados de SC, um dos estados mais ricos da federação.
    Como exemplo posso citar meu Fórum. Grande maioria dos meus colegas não tem qualquer motivação para trabalhar atualmente, pois só há cobranças. Muitos possuem vontade, mas esbarram nas atitudes do TJSC e ficam estagnados, estudando para outros concursos e fazendo o básico, para mostrar alguma (pouca) produtividade.
    Esta migração para outros cargos públicos será percebida daqui a pouco tempo, se nada for feito.

    ResponderExcluir