Imagem do site do sindjus-pr |
O Encontro do Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud) – realizado pela primeira vez no Paraná, em Foz do Iguaçu, de 28 a 30 – definiu uma série de encaminhamentos a serem postos em prática pela Federação e pelos Sindicatos.
Cerca de 80 diretores das Entidades filiadas à Fenajud debateram a situação do Poder Judiciário nos estados, as medidas que estão tramitando na esfera estadual, no Congresso e no STF, os direitos ameaçados e a luta pela democratização do Judiciário.
Os sindicalistas avaliaram a realidade do Judiciário Estadual no Brasil, que exige uma atuação efetiva das entidades no sentido de mobilizar e pressionar por mudanças efetivas para a valorização da categoria. “Queremos reformas estruturais no Judiciário não apenas para os servidores, mas tambémpara a população. Uma melhor qualidade de prestação do serviço e condições dignas de trabalho”, enfatizou Ednaldo Martins, diretor do Sindijus-SE.
Em relação a Unificação, assunto já bastante abordado, os dirigentes acreditam que buscar ações em conjunto com a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Fenajufe), é muito importante no momento em que se encontra o Judiciário Brasileiro.
José Roberto Pereira, coordenador geral do Sindijus-PR, falou que há uma crise entre o Judiciário e o Executivo, e por este motivo, a necessidade dos Sindicatos terem Assessoria Econômica para analisar a participação do Judiciário no orçamento do Estado, e se informar a respeito das despesas das receitas dos TJ’s. Reafirmou ainda, a luta pela PEC 526/2010 e a necessidade de se discutir: a respeito da Meta 3, das equipes multidisciplinares e da PEC 555/2006 – que trata a respeito dos descontos dos aposentados.
Encaminhamentos
Ao final do encontro foi aprovada a Carta de Foz do Iguaçu, onde os representantes sindicais sintetizaram ações para pressionar mudanças no Judiciário, de forma articulada com a sociedade civil, centrais sindicais, movimentos sociais, entidades jurídicas.
A Carta será divulgada com todas as deliberações tiradas neste final de semana no site da Fenajud e Sindijus-PR em breve.
Sinjusc tá igual ao vice presidente da república, só decorativo!
ResponderExcluir