Imagem do site www.bocamaldita.com |
Inicialmente é bom lembrar que os maiores beneficiários do Auxílio-Saúde foram os magistrados, que fizeram o requerimento do pedido. Apenas um magistrado era usuário naquele momento do SCSaúde, todos os demais eram usuários da UNIMED (salvo engano). Estranhamente a Resolução (pois é na resolução e não na lei que foram excluídos os beneficiários do SCSaúde) foi construída para pagar apenas para os que detinham planos privados, em 99% dos casos, a UNIMED. Estranhamente pois o projeto de Resolução geralmente é feito pelas assessorias (funcionários comissionados) do Presidente ou do Diretor-Geral Administrativo, ou seja, pelos “nossos colegas”.
O Tribunal de Justiça ao conceder o benefício do auxílio-saúde gerou a dúvida, qual o motivo de excluir apenas os trabalhadores mais pobres? Pois eles não podem pagar aquilo que a UNIMED cobra, apenas podem pagar o SCSaúde, que é um plano subsidiado pelo próprio governo. Ou seja, qual o motivo faz um “colega” de trabalho fazer uma proposta de Resolução excluindo exatamente quem ganha menos? Ordem de algum superior ou simplesmente submissão para demonstrar que, tirando dos mais pobres ele poderia ser convidado para participar como aspirante das festas na “casa-grande”?
O Tribunal continua assim pois é importante fazer com que alguns funcionários, que ganham muito, pensem que possam um dia serem confundidos com “suas excelências”. Para tanto agem com desdém para com os demais funcionários esquecendo-se de quem são. A direção do SINJUSC, bem, esta já entrou com UNIMED até a alma sem se preocupar um segundo em melhorar o SCSaúde. Está na hora de começarmos a cuidar melhor da saúde do nosso sindicato.
Tenho SC Saúde, e vou te dizer que a cobertura é uma merda. Muito inferior de quando era a UNIMED que tocava. Achei a maior besteira nosso estado cancelar o contrato com a UNIMED. Não sei porque querer tocar sozinho. Pra mim aí tem, sei lá, mais um órgão público, mais cargos, mais boquinhas. Coisas desse governo inoperante do Colombo! Estou falando sem conhecimento de causa, tudo bem, mas será que não seria bem mais prático simplesmente contratar a UNIMED como era antes? O Pediatra da minha filha, por exemplo, não aderiu ao SC saúde, como muitos por aí e agora tenho que pagar particular. Os médicos ficam com pé atrás quando a coisa é do estado...Dizem que demoram a receber, coisa e tal.
ResponderExcluirBem, eu conheço um pouco o SCSaúde. Tive que conviver e trabalhar com o objetivo de fazer melhorar o atendimento do SCSaúde. Tivemos que cobrar do Secretário da Administração do Estado em conjunto com os demais sindicatos buscando alternativas na melhoria do atendimento. E pegamos exatamente o momento da transição da UNIMED para a chamada Auotgestão. Começou mal, muito mal a autogestão, mas ela evoluiu. O contrato com a UNIMED era realmente abusivo, e foi a própria UNIMED que não quis renovar o contrato com o Governo do Estado. Não o contrário. Bem, vamos adiante. O SCSaúde possui vários problemas, eu sei e convivi com vários, mas como falei antes evoluiu. Por exemplo, no litoral o SCSaúde atende melhor do que a UNIMED. Antes você conseguia fazer o comparativo de forma muito simples e rápida, hoje a gente não consegue fazer mais isto. Mas o atendimento pelo lado do litoral era bastante bom e bem melhor do que a própria UNIMED. Já no interior, principalmente na região de Caçador e na região do Extremo-Oeste, o atendimento da Unimed é melhor do que o do SCSaúde. O importante sempre foi reclamar e cobrar o atendimento. Sempre sugiro, não deixe de cobrar aos responsáveis pelas regionais. Há profissionais responsáveis por cada região do estado, e cada colega deve ter o contato deste profissional, cobrando o motivo de um ou outro profissional não estar cadastrado, pois é muito simples se cadastrar. Não se paga nada para ficar filiado à rede do SCSaúde, diferente da UNIMED que o médico tem que pagar pelo ingresso (algumas dezenas de milhares de reais). Ademais, os valores por consultas pagas pelo SCSaúde são mais elevados do que os valores pagos pela UNIMED. Não estou aqui fazendo propaganda, pois acho que o SCSaúde deveria ser gerido por uma empresa pública, é bom afirmar, não o é, é uma empresa privada que controla toda a gestão do programa. Hoje, ele é superavitário, ou seja, sobra dinheiro nas contas do SCSaúde, o que torna o plano bom e rentável. Além disto, o SCSaúde deveria (acho que ainda não o fez), implementar ambulatórios em cada uma das 11 regionais, a fim de contemplar toda a rede de atendimento no estado, principalmente em profissionais mais raros de serem encontrados. Mas sempre sugiro, conversem e liguem para os responsáveis do SCSaúde de cada região e cobrem o atendimento, somente assim é que teremos um plano mais digno. Abraço forte e até.
ResponderExcluir