22/07/2015

NPCS: "algumas etapas para cumprir..."

          Lembro da forma protocolar como se desenvolveu na última assembleia a ideia de como avançaria o NPCS. Seriam "etapas a serem cumpridas" a fim de ver aprovado o plano. Isto não precisava ser dito para ninguém na verdade. Todos sabem que o NPCS precisa ser aprovado no Conselho de Gestão, no Tribunal Pleno, ir para a ALESC, ser aprovado em todas as comissões e no Plenário e depois ter o de acordo do Governador. Essas são as etapas, mas em cada uma delas existe a possibilidade do processo não avançar ou ficar parado indefinidamente.

          Qual atitude está sendo tomada no sentido de fazer avançar o Novo Plano de Cargos e Salários? A direção do SINJUSC dizer que o Tribunal de Justiça propõe uma “dedicação acéfala em cumprir o prometido” com certeza não fará avançar o plano. Da mesma forma como gritar numa assembleia de forma teatral pedindo para ser preso diante da categoria e do Tribunal não fez avançar nada. Esses rompantes precisam estar calçados minimamente em decisão de categoria e representar adequadamente o que pensam os trabalhadores.

          Avançar com o NPCS, ou fazer cumprir as “etapas”, só acontecerá se a categoria estiver junto com a direção do sindicato, apoiando suas ações e estando a "par e passo" sabendo de tudo o que acontece. Para tanto, é necessário que a diretoria do sindicato “caia na estrada”, faça assembleias regionais, converse e discuta com a base do sindicato aquilo que pode e o que deve ser feito, para onde seguir, senão o NPCS vai ser isto que está aí. Um processo administrativo e moribundo que vai de um lado para o outro aguardando indefinidamente até o momento em que alguém tenha coragem e mande arquivar o feito.

          Leonel Brizola já dizia que fazer Plano de Governo era a coisa mais fácil do mundo, bastava trazer os técnicos que eles construíam um Plano de Governo, construíam dez Plano de Governo se precisasse, mas o importante não era necessariamente o Plano, o mais importante era poder viabilizar o plano. Ou seja, para que o Novo Plano de Cargos e Salários avance nas suas “etapas” é necessário dar condições para que as etapas sejam superadas e sem a base construindo estas condições, simplesmente não haverá condições.

5 comentários:

  1. Cláudio e colegas,

    O que o SINJUSC está fazendo para agilizar a aprovação do PCS?

    Esta diretoria apática não representa e não tem força para pressionar a aprovação do PCS. A força do sindicato vem somente da categoria, como demonstrado na greve.
    Este é o momento onde mais precisamos de idéias e de força para vermos o PCS aprovado.
    Esta tática do SINJUSC de: "Dê tempo ao tempo" não funcionará. Se esperarmos sentados um PCS cair do céu e a boa vontade da administração, nunca veremos um plano de Carreira digno, no TJSC. O SINJUSC precisa agir e a hora é agora. Já estamos praticamente em agosto.

    Rafael - Capital

    ResponderExcluir
  2. SEM PROMOÇÕES
    SEM PCS
    SEM GANHO REAL
    SEM RESPEITO
    SEM DIGNIDADE
    SEM MOTIVAÇÃO
    SEM ESPERANÇA
    SEM SINDICATO
    SEM ABONO
    SEM REPRESENTATIVIDADE
    SEM PROGRESSÃO FUNCIONAL
    COM DESCONTO EM FOLHA
    COM AVALIAÇÃO NEGATIVA

    É mole ou quer mais? Este é o TJSC!!!!!

    ResponderExcluir
  3. "Após o relator do Novo Plano de Cargos e Salários (NPCS), desembargador Fernando Carioni, pedir que a presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) avocasse o processo, o presidente da corte, Nelson Schaefer Martins, em decisão ao despacho emitido, considerou “oportuno” deliberar sobre reunião entre as autoridades envolvidas no plano, na sessão do dia 3 de agosto do Conselho de Gestão, Modernização Judiciária, de Políticas Públicas e Institucionais."

    Fonte: sinjusc

    Cara!
    Se esse presidente tá dizendo que considera "oportuno" e porque eles irão "dar cabo" definitivo quanto ao PCS, diante dessa crise que assola o país, bem como, diante da questão do duodécimo. Não se iludam quanto ao PCS, pois esse presidente aí só tá ferrando com o servidor, ainda mais agora que tá saindo... e o próximo vem na mesma linha de pensamento...

    ResponderExcluir
  4. A verdade é que o presidente tem usado todas as oportunidades que dispõe de ferrar os servidores que se atreveram a fazer uma greve e "sujar o seu curriculum".

    ResponderExcluir
  5. O SINJUSC e sua atual diretoria inerte e incompetente está tirando o foco do PCS com os jogos do judiciário.... O que está fazendo para agilizar a aprovação do PCS? Não suportamos mais tantas mentiras! O TJSC descumpriu a promessa para analisar o PCS! Aqui na minha Comarca já estamos nos organizando para pressionar o sindicato. Ou vão agir por bem e lutar por seus filiados ou vão cair fora e serão destituídos!

    O tempo está passando! Levante da cadeira, Laércio e sua trupe, e vão batalhar, bater ponto no TJSC exigindo o cumprimento da promessa para encaminhar o PCS pra ALESC o mais rápido possível! Nós filiados estamos aqui para batalhar juntos!

    Ideias para agir:
    Apagões de um ou dois dias ou paralisações com hora definida!

    Só conseguiremos algo com forte pressão... A hora é AGORA!

    ResponderExcluir