08/04/2015

A GREVE SÓ COMEÇOU!

        Amanhã (09/04), inicia-se a greve dos trabalhadores do judiciário catarinense. Não há muito o que dizer sobre o que aconteceu nos últimos dias além daquilo que se observou nos blogs e nos sites oficiais. Mas há muito por fazer e que precisa da união de todos nós. A greve só começou!

        Fiquei feliz ao perceber que vários colegas passavam informes da projeção de adesão ao movimento grevista que começa nesta quinta-feira. Os números com certeza irão variar, mas a gente sente uma coisa no ar. Um sentimento que não é só pelo descaso sofrido, não é só pelo salário defasado, não é pela falta de perspectiva, é por respeito. Há algo imaterial que nos faz perceber que a greve irá acontecer, independente de qualquer coisa praticamente.

        Neste momento o que vale é o sentimento de cada colega. É aquela frase que diz erradamente "tamo junto!", é o olhar do colega que passa aquela força, é o sentimento de igualdade e de companheirismo, é aquela confidência de que tá com medo mas não vai "afrouxar" pois os colegas não merecem.

        Uma colega pediu ainda esta noite para eu passar algumas frases para colocar nas faixas que serão afixadas no fórum. E foram tantas que ela deu risada ao final pelo repertório. a que eu mais gosto é uma frase mais ampla, muito pequena e que diz "é preciso resistir". Pois é isto que estamos fazendo, resistindo a opressão, resistindo ao sofrimento, resistindo de desistir.


        Voltando aos modelos antigos de sindicalismo, é importante os colegas perceberem que a única coisa que dispomos para conquistar o nosso salário é a nossa força de trabalho. Se aceitamos trabalhar pelo que nos pagam o Tribunal irá manter sua postura. Quando dizemos que nossa força de trabalho vale mais, que precisa ser valorizada pela administração do TJ informamos que precisamos de um aumento. Se aceitamos o quanto nos pagam por nossa única forma de conquistar salário o Tribunal fica feliz. É hora de deixarmos de oferecer ao TJ nossa única forma de produção, nosso trabalho.

        A greve só começou! Parece pouco, mas é muito tudo aquilo que temos em nossas mãos. Força aos companheiros e companheiras, pois nosso destino nos pertence!

6 comentários:

  1. Claudio, ainda assim posta as frases, com certeza serão úteis. Pode ser aqui nos comentários mesmo. Alem disso, sairá algum post comentando a nota do TJ? O Sinjusc tem a obrigação de responder a altura, e de preferência hoje e não daqui uma semana. TJ tá querendo passar a imagem de bom moço para a sociedade, precisamos também combater isso.
    Além disso acho interessante os colegas "denunciarem" qualquer tipo de intimidação por parte dos magistrados.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanhã eu vou tentar postar aquilo que eu lembro que passei. Se os colegas puderem passar fotos amanhã eu agradeço (podem mandar no email claudiokbludo@gmail.com). Para poder usar aqui. Mas acho fundamental que se alguém receber algum email intimidador, não se intimide, favor divulgar para todos. Recebeu qualquer forma de pressão não pode deixar quieto. Peço aos amigos que estão lendo para atentarem para isto. Abraço forte e boa noite.

      Excluir
  2. Sugestão: mudar o logo do blog. Agora é Em Justiça em GREVE!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog não entra em greve não! O blog trabalha o tempo todo.
      Brincadeira, é mais por burrice digital que eu não troco mesmo, mas agradeço a sugestão e vou me esforçar em implementar alguma mudança. Mas é um pouco difícil com a falta de tempo. Abraço forte e vamos pra greve!

      Excluir
  3. Será que o o presidente do TJSC é burro ou mal intencionado ou mal assessorado, estas notas só fazem aumentar a adesão a greve, BURRICE.
    E outra oferecer um benefício que praticamente só os magistrados ganham, será que ele não entendeu servidores em sua maioria NÃO recebem o aux-saúde.

    ResponderExcluir
  4. É bom lembrar aos servidores mais novos do judiciário, aqueles que hoje são os mais beneficiados com a política do TJ, que eles, ao se aposentarem, sairão sem a PARIDADE ou, seja, diferentemente dos aposentados de hj, eles não ganharão, em sua aposentadoria,os ganhos do pessoal da ativa. Então, é bom que acordem para esta triste realidade e comecem a lutar para garantir ganhos reais para seus salários. Pois quando estiverem aposentados com salários minguados, não terão a quem recorrer.

    ResponderExcluir