A auditoria contratada para analisar as contas do sindicato, aparentemente, ainda não se concluiu. Mas ela já demonstrou sua importância para a categoria, pois a fez perceber que boatos e denúncias não constroem propostas ou ações. Auditoria é para apontar soluções, melhorar controles, encontrar falhas. Por isto, somos favoráveis ao processo de auditoria que ajude a construir a transparência ainda maior do sindicato. Neste sentido, pedimos que a atual diretoria do SINJUSC cumpra a proposta de publicação mensal dos balancetes como havia prometido na campanha eleitoral a mais de um ano.
A publicidade dos atos de um sindicato é fundamental. Seja nas publicações legais, como editais de convocação, balanço patrimonial, balancetes e demais documentos mas também, e mais importante ainda é a publicidade da política que o sindicato adota. Por exemplo: com a publicação de notícias de interesse da categoria, como o despacho do presidente sobre o processo 445554-2012.9 (nível superior dos TJAs). Ou a manutenção do espaço para manifestação dos trabalhadores (comentários) na página da internet do sindicato. Além de espaços para debate e discussão, como assembleias regionais, assembleias gerais, encontros e cursos. É olhando no olho do filiado que a publicidade ganha forma e vira fato.
Publicar os balancetes mensais, como prometido, é tarefa fácil, basta digitalizar o documento encaminhado pela assessoria contábil (que permanece a mesma diga-se de passagem) e posta-lo nos documentos do SINJUSC (cuidado com os hackers!). Nos balancetes talvez possamos perceber o quanto aumentou o gasto com hotéis para as assembleias do SINJUSC, percebendo a diferença em hospedar no Hotel Renar (em Fraiburgo), comparado com hotéis de Florianópolis. Perceberemos o quanto o sindicato gastou com mobiliário, sofás, televisões, cafeteiras e tantas outras coisas que “todos” os trabalhadores sindicalizados usufruem.
A auditoria deve seguir buscando soluções para o SINJUSC e apontando caminhos de melhoria para a categoria. Deve principalmente respeitar a história, a dificuldade na sua construção, mas deve também trazer resultados para os trabalhadores. Isto é, a auditoria deve servir mais para os ganhos dos servidores hoje e no futuro, ao invés de nos amarrar no passado, mesmo que este tenha sido melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário